CIFA

Histórico

 

No início do século XX, no Rio Grande do Sul, surgiu a necessidade de um espaço para as jovens brasileiras assumirem sua vocação como Consagradas na Vida Religiosa. 

Em 1927, um grupo de cinco jovens sentiram-se decididas vocacionalmente e inspiradas a começar a experiência da Consagração como Religiosas, em um novo Instituto que atendesse aos anseios e necessidades da juventude brasileira. 

Manifestaram este ideal ao franciscano-capuchinho, Frei Pacífico de Bellevaux, um dos missionários franceses, radicado no Estado desde 1900. Ele acolheu com benevolência e encaminhou-as a quem de direito.

Aos 24 de junho, em 1928, o Arcebispo de Porto Alegre instituiu a nova Congregação brasileira com espírito franciscano. Para garantir o carisma e a espiritualidade franciscanos, a direção foi dada, pelo Arcebispo, a Frei Pacífico.

As Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida tornaram-se, então, a primeira Congregação Brasileira fundada no Estado.

A Sede Geral situa-se em Porto Alegre, no bairro Santo Antônio.


 


Em 1947, o Vaticano outorgou-lhes  reconhecimento em caráter diocesano. O reconhecimento do Direito Pontifício foi dado no Pontificado de João Paulo II, em dezembro de 1982. Atualmente, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida estão presentes e exercem a missão pelo Brasil, nos Estados do RS, MT, MS, AM.  Também na Missão além fronteiras, nos países da Bolívia e Guiné-Bissau, e África Ocidental. Em grupos regionalizados, Guiné-Bissau, Bolívia, nas regiões brasileiras (Centro-Oeste, Norte e Sul), estão surgindo jovens que querem viver esta forma de vida Franciscana Aparecida.