CIFA

Visita Fraterna: Vida em Betânia e Betânia em Missão

Nos dias 28 de fevereiro a 3 de março, as Irmãs da Betânia Irmã Água tiveram a alegria de acolher as Irmãs Elsa Menegat, que veio compor esta Betânia até junho e logo após assumirá a nova Ação Missionaria em Canumã, Prelazia de Borba - AM  e a Irmã Vânia Simone Martins, Conselheira Geral. No final da tarde do dia 28, iniciamos o nosso primeiro encontro, onde rezamos e refletimos o texto do Êxodo 3, 7-10, que nos revela o rosto do Deus que ouve, vê, desce e faz uma aliança com seu povo. A partir do texto, cada uma das Irmãs partilhou como sente esta presença de Deus junto ao povo. Esta presença acontece sempre que estamos abertas para escutá-lo, o estar junto e partilhamos a caminhada de fé, respeitando sua religiosidade e crenças populares. Mas para que isto aconteça é necessário que a pessoa esteja disposta a sair de si, despojar-se, renunciar sua zona de conforto e viver a itinerância com alegria, satisfeita com o pouco, ajudando aquele que necessita.

Em outro momento, refletimos também a aliança de Deus na Vida em Betânia, expressa na vida de oração e nas relações fraternas. Esta aliança é o meio em que Deus encontrou para estar sempre junto a cada um de seus filhos e filhas, e nós também buscamos fortalecer esta aliança nos momentos intensos de orações, na abertura para conhecer a outra e dar-se a conhecer, respeitando a realidade pessoal da outra, pois, as diferenças nos enriquecem. Tudo isso nos ajuda para que a nossa Missão seja realizada na alegria e no diálogo. Missão, nosso espaço de missão é estar lá onde ninguém quer estar, junto aos mais abandonados, o lugar de concretização do nosso Carisma. Porém, exige disposição física e interior, querer sair para estar com o outro, o diferente.

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele, servir na gratuidade, com amor, continua sendo o convite de Deus, ainda hoje. Mas, para ver, sentir e cuidar é necessária preparação, disposição e sentido de pertença.

Expressamos nossa alegria e gratidão à Irmã Vania por estes dia de oração, partilha e convivência fraterna entre nós, que nos ajudou a sair de nós mesmos para ver, sentir compaixão e cuidar do povo com mais amor e doação, fortalecendo o ardor Missionário junto aos ribeirinhos.

Por tudo dai graças!

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Irmã Maria do Carmo, cifa