CIFA

Espiritualidade Franciscana Aparecida

“Uma Congregação bem Franciscana e bem brasileira”

(Frei Pacífico de Bellevaux)

 

 

A Congregação fundada por Madre Clara Maria de Azevedo e Souza e Frei Pacífico de Bellevaux, OFMCap, assume a espiritualidade franciscana e invoca Nossa Senhora sob o título de Aparecida como mãe e especial padroeira.

Segundo o Evangelho, em Betânia, convivem as irmãs Marta e Maria e seu irmão Lázaro, sob a orientação e na companhia do Mestre, o Divino Hóspede.

Os Fundadores chamaram de Betânias as casas da Congregação. Nelas, as Irmãs serão Martas-Marias: “Martas pela atividade, sem deixar de ser Marias pelo recolhimento e união com Deus” (cf. CC 8).

Sendo as Betânias centros de espiritualidade e missão, tem algumas características significativas: acolhida, simplicidade, sensibilidade, caridade, oração, silêncio interior e exterior, cuidado do ambiente, “em tudo deve resplandecer o amor”.

A Espiritualidade Franciscana concentra-se na CARIDADE - “Virtude Rainha”. Cultivar a caridade, sobretudo, na convivência fraterna é o grande desafio, a condição vital de todas as obras religiosas. “A caridade ressuscita mortos e a falta de caridade mata vivos” (Madre Clara).

O modo de ser e servir: simples, acessível, alegre e disponível transforma as “Aparecidinhas”, como ficaram conhecidas, em uma Congregação que hoje caminha rumo ao Centenário com a certeza que muito ainda há para fazer, mas com a alegria de quem, em 93 anos de existência, vem cumprindo o seu compromisso com a sociedade, com a Igreja, mas principalmente com Deus.

A Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, que foi criada com o propósito de atender aquele que não era atendido na sociedade e na Igreja renova a força do Carisma que nasceu para atender os “sem voz e sem vez”.

Escola, Clínica e Centro Social vivem no dia a dia a espiritualidade Franciscana Aparecida quando acolhem todos que buscam um caminho de encontro consigo, com o outro e com o meio no qual estão inseridos. Temos como prioridade o atendimento ao SURDO. A Instituição se propõe a ser um espaço de cuidado, encontro, formação, vivência fraterna e construção do conhecimento, com o desejo que o Surdo seja protagonista de sua cultura, sua língua, sua história, sua vida.

A espiritualidade Franciscana Aparecida ilumina minha vida e de todo aquele que passa pelos espaços de Missão da Congregação. Quem vive e convive com essa espiritualidade leva no coração a sementinha do cuidado, da caridade e do amor para sempre.

Gratidão a Madre Clara e Frei Pacífico pela coragem de assumir e viver Deus, proporcionando a todos nós, leigos e leigas, o encontro com a presença de amor e sinal de Deus em nossa vida.

Paz e bem!

 


Luciane Zaneti Santos

Diretora da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico