É com imensa alegria e gratidão, que partilho com vocês a experiência vivida no curso de Revigoramento Franciscano, realizado dos dias 13 de março a 10 de Abril, em Agudos, Estado de São Paulo, no seminário Santo Antônio, da Ordem dos Frades Menores.
Durante este tempo de encontro com Deus, comigo mesma e com a criação estou me sentindo em estado de graça, com muito mais vigor. Foi um tempo de retomada pessoal, orações, reflexões, e também diversão.
Para cuidar dos outros, primeiro eu preciso cuidar de mim mesma. Estar bem em todas as dimensões: física, mental, emocional e espiritual. Revisitar os votos e o aprofundamento da Espiritualidade Francisclariana é o caminho para me tomar nas mãos e recomeçar fazendo o mesmo itinerário de Francisco e Clara, que em seu tempo viveram com alegria e paixão o projeto de vida: Seguir Jesus Cristo pobre, humilde e casto. Este é o caminho que eles nos deixaram. Caminho que exige de cada um e cada uma de nós uma total entrega de si mesmo, com amor e por amor Àquele que nos amou primeiro.
A vida Religiosa Consagrada está passando por um momento difícil. O Papa Francisco nos apresenta as três colunas que são permanentes na vida consagrada: Oração, que significa "voltar sempre ao primeiro chamado" ; A Pobreza, "sem pobreza nós nunca poderemos discernir bem o que está acontecendo no mundo", e a primeira dela é a "mundanidade religiosa"; a paciência, sem ela "uma vida consagrada não pode se sustentar, será pela metade".
Sigamos confiantes nossos caminhos, sem perder de vista nosso ponto de partida.
Colaboração: Ir. Maria Aparecida do Carmo, cifa