CIFA

Ser Betânia no mundo, como mensageiras da Paz e do Bem!

Ser Betânia no mundo, como mensageiras da Paz e do Bem!

Rumo ao centenário:

Comecemos vida nova todos os dias. (Me. Clara)

Nosso caminho em preparação ao centenário continua e neste ano lembramos e celebramos a 4ª década (1959-1968). Partilhamos aqui a abertura da Sant’Ana, em bom Retiro do Sul – RS, ano de 1962.

No Caderno 12 – Dados Históricos da congregação, escrito por Ir. Nadir Bavaresco, assim está registrado:

Sob o imperioso apelo do Arcebispo de Porto Alegre e depois de sofrido discernimento, a fundação da Betânia Sant’Ana, em Bom Retiro do Sul ocorreu no dia 30 de janeiro de 1962, como consta na ata escrita pela própria Madre Clara Maria:

“A pedido insistente do Senhor Arcebispo D. Vicente Scherer, assumimos hoje a direção interna deste Hospital Sant’Ana de Bom Retiro do Sul, que há mais de dez anos funciona dirigido por leigos. Fomos muito bem recebidas pelo Senhor presidente da Sociedade do Hospital, pelo Senhor médico – chefe, bem como pelos enfermeiros que trabalham neste Hospital desde sua fundação.

...

Com a chegada do Divino Companheiro, ficou oficialmente estabelecida mais esta Betânia de nossa querida Congregação – Betânia Sant’Ana que certamente terá bênçãos especiais de Nossa Senhora, Augusta Filha da grande padroeira Sant’Ana.

Como fundadoras desta Betânia ficam: Revda. Madre Ana – Superiora e enfermeira; Revda. Irmã Amábilis – enfermeira, e Revda. Irmã Rosa – Ecônoma.

(Visita Canônica da Betânia Sant’Ana – p. 1 a 3)

A Betânia segue atuante no Hospital, hoje Hospital de Caridade Sant’Ana.


Colaboração: Equipe do Centenário, cifa