CIFA

Ser Betânia no mundo, como mensageiras da Paz e do Bem!

Rumo ao centenário:

Comecemos vida nova todos os dias. Me. Clara

Nosso caminho em preparação ao centenário continua e neste ano lembramos e celebramos a 4ª década (1959-1968). Partilhamos aqui a abertura da Betânia Santa Isabel, em Putinga – RS, ano de 1960.

No Caderno 12 – Dados Históricos da congregação, escrito por Ir. Nadir Bavaresco, assim está registrado:

“... ouvindo o clamor da comunidade local, depois de ouvir o parecer do Arcebispo Dom Vicente Scherer e obter o consentimento de Dom Alberto Etges, a Congregação assumiu a direção da Escola Doméstica e da Escola Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1960.

A Betânia Santa Isabel foi constituída no dia 2 de abril deste mesmo ano de 1960.

Madre Clara em sua primeira visita, feita em maio desse ano, assim descreve a fundação, registrada na ata, datada em 9 de maio de 1960:

‘A dois de abril abriu-se esta nossa nova Betânia, cuja Padroeira é Santa Isabel. São fundadoras desta Betânia: Superiora – Madre Verônica Maria igualmente diretora e professora da Escola Doméstica; Irmã Adelaide Maria, Irmã Florinda Maria e Irmã Carolina Maria professora da Escola Nossa Senhora Aparecida, sendo esta, diretora da mesma.’

(...)

‘Não desanimemos porém minhas Irmãs, as Senhoras estão semeando. A terra não está preparada. Daqui a pouco, colheremos, com santa alegria, os frutos dos sacrifícios de cada uma. Tudo por amor de Deus e de nossa querida Congregação.’

Esta missão foi encerrada em outubro de 1965.

Por tudo, Deus seja louvado!!


Colaboração: Equipe do Centenário, cifa