CIFA

Ser Betânia no mundo, como mensageiras da Paz e do Bem!

Rumo ao centenário:

Comecemos vida nova todos os dias. Me. Clara

Nosso caminho em preparação ao centenário continua e neste ano lembramos e celebramos a 4ª década (1959-1968). Partilhamos aqui um fato significativo desta década: a abertura da Betânia Santa Catarina, em Praia Grande/SC, no ano de 1960. Primeira Betânia fora do RS. Segue registro de Madre Clara sobre este passo missionário:

Após prévia visita, o primeiro grupo de Irmãs partiram para Praia Grande – SC, no dia 28 de fevereiro de 1960, a fim de assumir lá a direção do Grupo Escolar. Algum tempo depois, por ocasião da primeira visita da Superiora Geral, realizado em agosto deste mesmo ano, houve a primeira missa na capela da nova Betânia Santa Catarina, no Estado de Santa Catarina, quando foi oficialmente fundada.

(cf. CD3  - p. 207 e 208)

Na ata de abertura da Betânia, datada em 7 de agosto de 1960, assim encontramos:

“...abrimos esta Betânia Seráfica Santa Catarina, primeira fundação fora do nosso Estado Gaúcho. Após prévia visita a esta localidade, vieram para cá nossas Irmãs a 28 de fevereiro a fim de tomar a direção do Grupo Escolar desta localidade Bulcão Viana. No entanto só a 5 de agosto é que se instalou esta Betânia Seráfica com a solenidade da chegada do Divino Companheiro com a celebração da primeira Missa rezada pelo Revmo Sr. Vigário Padre Frei Protásio Capuchinho. Com muito carinho feito o trono do Rei, o Divino Companheiro de minhas Irmãs, nesta querida Betânia Catarinense, onde elas encontrarão forças e alegrias para as lutas próprias da vida quotidiana.

(...)

Deixo aqui a comunidade composta de: Superiora – Madre Isabel; Diretora do Grupo Escolar – Irmã Tomázia e Ecônoma – Irmã Bernarda entregue ao Divino Esposo pelo coração Imaculado da querida Mãe Aparecida”.

(Livro de Visitas – CIFA – 1944 – 1961 – p. 261 a 263)

A missão desta Betânia – ação evangelizadora na educação, durou dois anos. Em 1962 foi fechada esta Betânia, mas continuamos presente em Praia Grande/SC, na ação evangelizadora da saúde, na Betânia Nossa Senhora de Fátima. Em outro momento partilharemos esta história.

Agradecemos a Deus estes movimentos do Espírito que nos conduz na história.


Colaboração: Equipe do Centenário, cifa