CIFA

Santa Mônica

Neste final de semana celebraremos o dia das mães. Acompanhe neste vídeo a história de Valdelina, leiga que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Porto Esperidião/MT. E também a História de Santa Mônica, que rezou incansavelmente pela conversão de seu filho, Santo Agostinho.

Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, Padroeira dos pais.

Infância

Monica nasceu no ano de 332, na cidade de Tegaste, na Argélia, que fica no norte da África.

Filha de família abastada, foi criada por uma escrava que criava os filhos dos senhores. Os manuscritos que recolheram a tradição oral sobre Santa Mônica dizem que desde criança ela era muito religiosa e disciplinada. Sempre que podia, Mônica ajudava os mais pobres e demonstrava muita paciência e mansidão.

Esposa

Mônica casou-se com um nobre chamado Patricio. Ele era um decurião, (membro do conselho de Tegaste). Possuía terras, escravos e uma boa posição social. Patrício, porém, era homem rude e violento. Por isso, foi motivo de muito sofrimento e orações de Santa Mônica.

Mãe

Mônica teve 3 filhos: Agostinho, Navigio e Perpétua, que se tornou religiosa. Agostinho era o mais velho e lhe causou muitas tristezas. A dificuldade com Agostinho chegou a tal ponto que, para ensiná-lo que nossas ações neste mundo tem consequências, Mônica o proibiu de entrar  em casa. Mas ela nunca deixou de rezar pela conversão do filho. Rezava também pela conversão do marido e de Navigio, sempre com muita perseverança e paciência, nunca desistiu de sua fé cristã.

Leia o texto na íntegra: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-monica/101/102/  Assista também o vídeo: https://www.facebook.com/irmasfranciscanasaparecida/videos/904900143917328