CIFA

Romaria da Terra – Mormaço 2020

No dia 25 de fevereiro participamos da 43ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, na Cidade de Mormaço/RS, na Diocese de Cruz Alta. O evento reuniu cerca de 10 mil romeiros e romeiras, que juntos, refletiram com o tema: “O bem viver no campo e na cidade”. Depois de caminharmos mais ou menos três quilômetros, participamos da bonita celebração eucarística, presidida por Dom Adelar Baruffi  e concelebrada por padres e bispos. A tarde seguiu com oficinas decorrentes do tema. A Romaria da Terra foi o momento de questionarmos e evangelizar com alegria, denunciando, lutando pelos irmãos e irmãs pobres. Dom Adelar, em sua homilia nos dizia: “Sentimos a dor dos nossos irmãos que ainda não tem terra, teto e trabalho”. A humilhante exclusão social não para de crescer. Quando a idolatria do dinheiro se torna o fim último, as finanças é que determinam, não mais a pessoa humana.

Não podemos ficar de braços cruzados, sabendo que nossa Casa Comum está sofrendo, que os alimentos estão envenenados com muitos tipos de agrotóxicos, que nossos irmãos e irmãs ficam cada vez mais pobres, e os ricos, cada vez mais ricos. Por isso precisamos unir forças pra que haja mais vida pra todos.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Rosiane Fernandes, cifa