CIFA

Retiro – Betânia Irmão Sol - AM

Nos dias 17 a 23 estivemos em retiro na Betânia Irmão Sol, em Manaus/AM, as Irmãs: Carla Daniele, Maria Aparecida, Silvana Carvalho, Maristela Körber, Silvana Pauletti, Elsa Menegat. 

A Ir. Nita F. Gomes, com destreza e sabedoria, orientou a caminhada espiritual no decorrer dos sete dias, usando simbologia da semente, reportando que cada uma de nós, a Congregação é semente é terra....é planta no seu todo. Somos, desde as origens, pequenas sementes que ao longo da existência se transformam em plantas, alimentadas pela seiva da fé, da espiritualidade Franciscana Aparecida, sustentadas pelo tronco Jesus Cristo. Existimos para produzir frutos e bons frutos.
A partir do plantio da pequena semente de girassol, cada uma foi convidada a cuidar e acompanhar o processo de transformação da mesma. Se o grão de trigo que cai na terra não morrer fica sozinho, mas se morrer vai produzir muitos frutos (Jo 12,24). Assim cada dia foi refletido um aspecto, um elemento do qual precisamos nos transformar e deixar se transformar, no dizer da Madre Clara, ir construindo o Edifício da Santificação: Paciência, Benevolência, Amor, Mansidão, Fé, Alegria, Paz...
Inicialmente a semente cria raiz, o fundamento, a essência contida em si mesma, o potencial da árvore que se tornará. Na nossa origem, como seres humanos, trazemos a fé, a essência da vida doada gratuitamente pelo Criador, e enraizada em Jesus Cristo – tronco que nos sustenta.
Cultivar o “ser árvores” implica ser terra boa, semente que contém toda vitalidade; raiz que busca sem cessar os nutrientes – espiritualidade, formação – que se traduzem em boas obras no cotidiano da vida.
Nos momentos de partilha, sentimos a alegria de ser consagradas e enviadas a missionar, em nome da Igreja e da Congregação. Contemplamos a beleza dos frutos que recebemos da Congregação e os frutos que estamos devolvendo à Congregação. Tudo é graça, é dom!
Estivemos em sintonia rezando umas pelas outras, trazendo no coração, na mente, nossa família aparecida com seus espaços de Missão; a realidade onde atuamos e a realidade de Brasil e mundo.
Concluímos com a celebração Eucarística, celebrando o nascimento de João Batista e os 93 anos de vida e missão da Congregação. 
Por tudo, Deus, seja louvado.


Colaboração: Ir. Elsa Menegat, cifa