CIFA

Retiro anual - Irmãs Junioras, Noviça e Irmãs (RS)

Entre os dias 25 e 31 de janeiro, na Betânia da Madre Clara, Lomba do Pinheiro/POA, as Irmãs Junioristas, Noviça e Irmãs de Votos Perpétuos estiveram reunidas para o retiro anual, que foi orientado pela Ir. Lourdes Mantovani. O tema iluminador do retiro, “Na universalidade da nossa fé está o chamado para Missão”, motivou a percorrer o caminho pessoal, do discipulado e identificação com o Mestre. Nossa caminhada pessoal foi retomada a partir do símbolo da metamorfose da borboleta, contemplando cada fase da nossa Vida e Missão.

No discipulado, Ir. Lourdes Mantovani convidou a olhar para São Francisco: “Quem sou eu? Quem és tu?”. Buscando sempre mais crescer na identificação com o Filho de Deus, que se esvazia de tudo, para fazer acontecer o Projeto do Pai. Ir. Lourdes nos iluminou com os escritos de Madre Clara, que nos lembrava a retomar nossa disposição para renovar os votos. “Cada renovação deve ser feita com muito mais amor, pois cada vez mais compreendemos a grande graça da Vida Religiosa” (Madre Clara). Contamos com Frei Armindo, OFMcap, que ministrou o sacramento da confissão e a Celebração Eucarístia conosco. O retiro foi oportunidade de retomada do nosso compromisso com Betânia em Missão, chamadas a sermos acessíveis, solidárias, inculturadas e prontas em atender os que não são atendidos. Ao fim do retiro, dia 1 de fevereiro, foi realizado a celebração da Primeira Profissão e a Renovação dos Votos de Irmã Rosiane Fernandes.

Por tudo, damos graças a Deus.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Josane Garcia, cifa