CIFA

Retiro Anual de 2020 na Casa Mãe

Um grupo de Irmãs da terceira idade, estiveram em retiro anual na Casa Mãe, durante sete dias no mês de setembro. Éramos as Irmãs da Betânia Nossa Senhora Aparecida, a fraternidade da Casa Mãe, da Betânia Nossa Senhora da Assunção e as Irmãs da Betânia Imaculada Conceição, de Osório/RS. A Ir. Vania Martins esteve como coordenadora.

Foram sete dias especiais, que Nosso Senhor nos presenteou neste momento histórico. A pandemia do Covid-19 não nos foi prejudicial, inclusive porque possibilitou ao nosso grupo, dito ‘de risco’, realização tranquila deste período importante de retomada pessoal, de oração, de  encontro profundo com Deus.

Alguns aspectos que vivenciamos então permearam nossos dias, nossos envolvimentos fraternos nas Betânias e nos nossos engajamentos missionários. A começar pela rica e alegre partilha de vida que realizamos na véspera do início do retiro à noite. Possibilitou nos conhecermos mais e nos alegrarmos muito com nossas histórias pessoais.

Importante, acima de tudo, foi o conteúdo oferecido: Os Sete Dons do Espírito Santo. Percorríamos cada dia um dos Dons. A dinâmica adotada nos deixou o tempo muito à disposição. Podíamos retomar o que nos foi apresentado cada manhã e ocupar-nos depois aprofundando a síntese recebida individualmente e rezando da melhor forma que a cada uma ajudasse.

Tivemos graças especiais nestes dias. Cada uma de nós as saboreou no silêncio e ele inundou a Casa Mãe. E ele, o silêncio, foi uma bonita marca dos nossos sete dias de retiro anual. Nesta semana estava prevista a celebração de uma Missa no dia destinado ao sacramento da reconciliação. Um irmão capuchinho nos alegrou com uma segunda Missa no feriado. Somos gratas a Deus por isto.

Avaliamos como muito positivo a fato de a Congregação ter assumido este ano que a coordenação dos retiros das Irmãs estivesse no encargo das Irmãs. Aprovamos a forma como nossa coordenadora o fez. Sentimos que esta forma pode ser mantida para outros anos a seguir.

Somos agradecidas a Deus e à Congregação. Agradecidas umas às outras, pela mútua colaboração nestes dias; pela simplicidade; pela profunda apresentação diária; pela permanente disposição de Irmã Vania em acolher e coordenar; pelo local da Casa Mãe, toda a atenção que ali recebemos. Rezamos e rezaremos em retribuição por todas e por tudo. 

A Deus, louvor e ação de graças por tudo!

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Edi Nicolao, cifa