“Na universalidade de nossa fé está o chamado para a missão” Papa Francisco.
Com o coração aberto e ansioso, iniciamos nosso retiro anual, e o fizemos na casa da Praia na cidade Magistério. Ir. Luiza, Ir. Marisa e Ir. Nelci foram orientadas por Ir. Iriete, entre os dias 19 a 26 de setembro de 2020. Sentimos necessidade de momentos fortes de oração, de estarmos na montanha com Jesus, para rezar ao Pai e ouvi-lo.
Os sete dons do Espírito Santo foram instrumento do nosso rezar e conduzir a cada dia.
* Inteligência: nos ajuda a perceber a presença e a mão de Deus na própria vida, no mundo e na história. “Mestre que eu possa ver”; Que eu possa ver quem és Tu e quem sou eu; Que eu possa ver e sentir o quanto Tu nos amas e nos quer felizes; Que eu possa ver o clamor do povo e descer para libertá-lo.
* Sabedoria: é para pensar como Deus compreende os planos de Deus para nós e para a humanidade. Ó dá-nos sabedoria que vem de Ti, para fazermos o que é reto, justo e fraterno. Que eu perceba o desejo de Deus na minha vida.
* Conselho: nos ajuda no labirinto da vida a tomar as opções concretas de cada dia e cada instante, para seguir o caminho da vida. O coração é a sede da vida espiritual. O sentimento de amor que brota do coração deve irradiar em nossa vida e missão. Que sentimentos eu cultivo? Que sentimentos brotam em meu coração?
* Fortaleza: a força que vem do alto nos faz seguir fiel, dia após dia, como pessoas do bem, como discípulas de Jesus. A experiência deste dia é colocar-se nas mãos do Divino Oleiro e deixar-se modelar por Ele. Tornar o amargo em doçura.
* Ciência: ser discípula do Mestre. O tempo do discipulado é o tempo de crescer na intimidade com o Mestre. Ir para a Betânia, passando o dia na companhia de Jesus e seus amigos. Ouvir o Mestre, escutar o que Ele fala e pede, é mais importante do que fazer ou se agitar diante de inúmeras coisas. Silenciar o coração e acolher os apelos do Senhor.
* Piedade: dom que nos ajuda a assumir aquela piedade que Deus nos mostra, a ser compassivas e misericordiosas com as demais. Dia de rezar e refletir sobre os votos. O significado, a importância de, na fidelidade, viver bem o compromisso assumido. Madre Clara nos diz que a renovação dos votos é uma forma de reiterar o compromisso assumido, rever nosso projeto de vida.
* Temor de Deus: a presença do Espirito Santo em nós provoca o temor, este reverente amor, um incontido amor, uma atitude de respeito e reverência para com Deus.
Hoje um olhar para nossa missão, nossa ação evangelizadora com atitude de amor para com o povo mais necessitado. No carinhoso acolhimento e na capacidade de conviver no meio do povo. Como eu coloco minha vida a serviço da pessoa necessitada? Onde dedico meu maior e melhor tempo? Eu sou uma missão nesta terra, e para isto estou neste mundo. (EG, n. 273).
Por tudo damos graças ao Senhor.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Colaboração: Ir. Nelci Bernardi, cifa