CIFA

Presidiário de Agudo recebe carta do Vaticano enviada pelo papa Francisco

Nesta quinta-feira, 07 de junho, o presídio estadual de Agudo vivenciou um momento especial e inusitado no dia-a-dia da penitenciária. Um dos presos, Natanael, recebeu uma correspondência do Vaticano em Roma. Esta carta foi uma resposta, de uma correspondência enviada pelo preso ao Papa Francisco, através da Pastoral Carcerária pelo intermédio da Nunciatura Apostólica no Brasil.

A Pastoral Carcerária da Paróquia São Bonifácio de Agudo, atualmente, é coordenada pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (CIFA) com a participação de alguns leigos da paróquia. Todas as quintas-feiras, pela manhã, acontecem encontros de reflexão sobre a Palavra de Deus e temas que ajudem no processo de ressocialização e dignidade dos apenados.

Durante a quaresma deste ano as irmãs começaram a trabalhar com os apenados o tema da Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”, e o lema “Todos vós sois irmãos”. Durante as reflexões, Natanael, acabou manifestando o desejo de escrever ao Papa Francisco dizendo como se sentia. Então ele escreveu uma carta e entregou para a irmã franciscana Edi Nicolao (CIFA).

Irmã Edi digitou a carta, e após alguns contatos, enviou-a a Nunciatura Apostólica no Brasil. De lá recebeu algumas orientações protocolares e mandou novamente a correspondência que acabou chegando até a Secretaria de Estado da Santa Sé em Roma.

A carta é assinada por Dom Giovanni Angelo Becciu, substituto Auxiliar para assuntos Gerais da Secretaria de Estado. No próximo dia 29 de junho ele se tornará cardeal, assumindo posteriormente, o cargo de Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Em seu conteúdo a correspondência confirma a chegada da carta do preso as mãos do Papa. Também afirma que o Papa irá rezar por ele e pede que Natanael permaneça firme nos seus propósitos. Que continue se fortalecendo na oração e na confiança  da Providência Divina. Também exorta para que não esmoreça diante dos preconceitos oriundos do caminho que “tomou ou foi levado a tomar”.

A Irmã Edi Nicolao recebeu a resposta da carta no dia 23 de maio. Na verdade vieram duas cartas. Uma para o preso e outra para a irmã franciscana, explicando do recebimento da correspondência pelo Santo Padre, e pedindo que ela fizesse chegar a outra carta nas mãos do detento.

Seguindo os trâmites legais do presídio só foi possível realizar a entrega da carta hoje. Quem abriu a correspondência foi o diretor do presídio na presença da Pastoral Carcerária e dos agentes. Segundo a Irmã Terezinha Batistti (CIFA), que há anos atua na Pastoral Carcerária da paróquia, foi um momento de muita “alegria e surpresa” para todos que ali estavam.

Logo após, durante o encontro da Pastoral Carcerária, foi entregue a carta e o terço que o Papa enviou ao Natanael. Muito emocionado “ele quase não acreditou” no que estava acontecendo. O final da carta ainda contou com um pedido de oração feito pelo Papa a Natanael e seus familiares. Algo que deixou o detendo bastante sensibilizado.

 

Fonte: franciscanos-rs.org.br