CIFA

Pastoral da Criança celebra 40 anos no RS

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”

 A Pastoral da Criança do estado do Rio Grande do Sul celebrou neste dia 31 de agosto, a Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora do Caravaggio – Farroupilha/RS para comemorar os 40 anos de existência no Estado.

Foi um momento onde Líderes, Coordenadores, apoiadores, Padres, religiosos (as) assessores, que puderam se encontrar para agradecer, louvar, celebrar pela caminhada realizada nestes anos. O evento reuniu mais de mil pessoas de todas as Dioceses. O momento foi marcado pela manhã, por uma caminhada revestida de sombrinhas verdes, símbolo da esperança, até o santuário, onde houve a Celebração da Eucaristia presidida pelos Bispos Dom Odair Miguel Gonçalves dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, e Dom José Gislon, Bispo da diocese de Caxias do Sul. A Igreja se tornou pequena para tanta devoção e tantos voluntários que dedicam parte de seu tempo para que mais crianças, mães e gestantes, famílias tenham vida digna.  À tarde aconteceram momentos de descontração, convivência e motivação, além de homenagens às coordenadoras diocesanas e equipe de coordenação estadual. Teve também falas da Coordenação Estadual e da Coordenadora Nacional Maria Inês Monteiro de Freitas. A mesma agradeceu a dedicação e empenho de todos e revelou que a equipe avalia mudanças para melhorar o aplicativo e a capacitação. A notícia foi acolhida com muita alegria e aplausos. A mesma finalizou dizendo: “A gente quer vocês sempre animados como estão hoje. Por isso estamos revendo algumas questões do aplicativo, da capacitação. A equipe de coordenação nacional está debruçada nisso para, em breve, poder melhorar o trabalho de vocês. Queremos estar lado a lado neste trabalho que vocês fazem com muito amor. Gratidão”.

Como surgiu.

A Pastoral da Criança iniciou em setembro de 1984 na cidade de Santo Antônio da Patrulha, pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre, por iniciativa de Maria Helena Arns, irmã de Drª Zilda Arns. As duas irmãs e os líderes religiosos do estado consideravam urgente fazer algo pelas crianças das vilas de Santo Antônio e outras cidades da região da capital gaúcha. Primeiro foram treinados 121 líderes comunitários, a maioria mulheres. Em seguida a Pastoral começou a se expandir para outras cidades. As primeiras foram Osório, Canoas, Novo Hamburgo, Uruguaiana e Passo Fundo.

Hoje a Pastoral da Criança está ativa no Rio Grande do Sul em três Arquidioceses, 15 Dioceses, 193 paróquias e 521 comunidades. São mais de 800 líderes voluntários que todos os meses visitam mais de sete mil crianças e 300 gestantes.

Que Maria, Mãe dos Caminhantes, que foi a primeira líder a visitar sua prima Isabel, esteja intercedendo junto a seu Filho Jesus pela vida e missão de todos.

 

Colaboração: Ir. Nair Bernard