CIFA

Partilha da experiência missionária no Amazonas

Desde 2003 tenho atuado na área administrativa, educação e na formação dos profissionais leigos. Inserida entre papéis, computadores e rotinas administrativas, sempre sonhei com a possibilidade de vivenciar experiências missionárias. No período de 17 a 21 de abril pude “sentir o gostinho” ao vivenciar o Mistério Pascal nas comunidades ribeirinhas da área do Cumã.

Convivi e celebrei nas comunidades São José, Nossa Senhora do Carmo, Divino e São Francisco. Estiveram presentes pessoas de mais duas comunidades: São Sebastião e Santana. Marquei presença também numa escola, dialogando com adolescentes e professores sobre o Sentido da Vida.

Senti-me acolhida pelas coirmãs que moram em Manaus e no Careiro da Várzea, nas comunidades e nas famílias visitadas. Contei com o apoio da coordenação da área e das comunidades, e de cinco jovens ligados à espiritualidade Jesuíta - grupo Magis de Manaus (Arthur, Gabriel, Miguel, Paulo e Thainá).

Nas celebrações vivenciamos o próprio da Semana Santa e aproveitamos para refletir temas significativos: serviço, misericórdia, seguimento e ressurreição.  Destaco o silêncio, a alegria, a participação e a fé manifestadas nas celebrações.

No “ir e vir”, navegando pelos rios, contemplei e rezei com e pela realidade ribeirinha.

Agradeço imensamente à Congregação a oportunidade que recebi. Louvo a Deus por tudo que vivi. Desde vocacionada, sempre desejei viver em meio ao povo. Sigo sonhando com outras possibilidades como essa. A cada celebração e encontro senti renovada minha vocação e minha opção de seguir Jesus.

“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho”

 

Colaboração: Ir. Leila Lucini, CIFA