CIFA

O que Vimos e Ouvimos, Nós Anunciamos! (cf 1jo 1,1-4)

Nós, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida em missão na Guiné-Bissau, fomos agraciadas nestes sete dias de retiro espiritual, de ter o olhar de forma especial intimidade com Deus e, principalmente olhar a nossa vida pessoal, o que está bem e o que precisa melhorar, para bem viver a nossa vida em Betânia e Betânia em missão.

O retiro aconteceu dos dias 07 a 13 de agosto de 2022, foi de forma on-line, a nossa orientadora foi a Irmã Vania Simone Martins, pela Equipe de Retiro da CIFA, que no início do nosso retiro nos motivou a dispormos o coracão para estarmos livres na caminhada com o Senhor. A música Ruah vento de Deus, abria-nos a porta do nosso coração para iniciarmos mais um dia com o Senhor.

No primeiro dia do retiro, a Irmã nos fez grande convite a rezarmos e agradecendo a Deus por tudo. É o dia de gratidão ao Senhor pela nossa história de vida e as pessoas que foram luzes, que ainda carregamos para que sermos uma pessoa melhor.

No segundo dia é “ouvir outra vez o chamado que Deus nos fez”. Partilhamos o lema da nossa caminhada vocacional e reacendemos a vela, e o canto vocacional que nos acompanhou foi “Por uma grande missão”,  no fim do dia rezamos diante do crucifixo de São Damião.                          

Já no terceiro dia de caminhada com o Senhor, rezamos a nossa vida em Betânia:  onde a vida circula; casa do encontro; a relação dos três irmãos: Marta, Maria e Lázaro,  no encontro com Jesus; é o lugar de celebração de amizade.

O quarto dia nos conduziu para o deserto. “Ao deserto a conduzirei para lhe falar ao coração” (Os 2,16). O convite foi deixar que Deus nos fale ao coração, fizemos experiências profundas de estarmos com Ele no deserto. Solidão com Deus nunca é ausência, como diz o texto. Fizemos a experiência de estar provisoriamente no deserto, porque não fomos convidadas a vivermos nele para sempre, retiramos para depois voltarmos de lá diferentes, mais disponíveis para servir o próximo. A nossa entrega a Deus que é para sempre, mas a entrega ao deserto é provisório conforme o texto iluminador deste dia.

O que vejo? Convite do quinto dia de caminhada, de intimidade com o Senhor; muitos sentimentos, alegria, gratidão e inquietações. Olhamos a nossa ação missionária como congregação, assim como a nossa missão pessoal no espaço que estamos atualmente, fomos rezando e entregamos toda a nossa vida e missão nas mãos de Deus. No final do dia tivemos a nossa rica e linda partilha on-line da caminhada que fizemos até aqui, das duas Betânias e a Irmã Vania.  

Sexto dia - rezamos e olhamos a carta que São Francisco escreve ao Ministro. Olhamos essa carta para na certeza de que a nossa vida, também é feita de relações. A  grande força da vida Religiosa é a vida fraterna que nós estabelecemos.

Sétimo e último dia, o Senhor viu que tudo era muito bom e descansou. A Irmã nos motivou a não descansarmos, porque temos o caminho a percorrer ainda, e que esforcemo-nos para vivermos bem esse dia, olhamos o nosso compromisso do chamado, como nós fomos nos deixando seduzir pelo Senhor. O texto que rezamos hoje foi da Regra da Terceira Ordem Regular de São Francisco, o capítulo IX, dos número 29 a 31 -  Da vida apostolólica. Rezamos, meditamos e contemplamos este texto todo dia e no final da tarde encerramos o nosso retiro com partilha e avaliação, que foi on-line com a Ir. Vania.

Por todos esses dias de graças, Deus seja louvado!  


Colaboração: Ir. Ermelinda Meu, cifa