CIFA

“O que vimos e ouvimos, nós anunciamos”

Em preparação ao 26º Capítulo Geral a realizar-se em outubro próximo, Irmãs e Formandas da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (CIFA), estiveram reunidas de forma híbrida no período de 23 a 26 de setembro para a Assembleia Pré-Capitular.

Na noite da abertura, no dia 23, houve apresentação do Espaço Arte e Cultura, que contou com a participação de todas as Formandas (do AM, do RS e da Guiné-Bissau) e algumas Irmãs. A apresentação contou um pouco da história da CIFA na 3ª década de sua existência.

É possível acessar o vídeo da apresentação clicando na tela logo abaixo.

 

No início de um novo dia (dia 24), nos encontramos diante do Divino Hóspede, com um forte momento de Adoração ao Santíssimo, onde todas as nossas Betânias da Congregação se reuniram no mesmo horário para estar com o Divino Hóspede, para agradecer pela vida e missão da CIFA.

Nos disse Madre Clara, nossa fundadora: “Morar com Jesus, realmente presente no Santíssimo Sacramento, é outra graça tão grande que não sabemos apreciar como o devíamos. É preciso que nos ativemos a nos entregar de todo o coração à correspondência de tamanha graça.”

Pela manhã deste dia, contamos com a assessoria de Frei Moacir Casagrande, OFMCap que refletiu conosco a partir do lema capitular “O QUE VIMOS E OUVIMOS NÓS VOS ANUNCIAMOS" (1 Jo 1,3). A tarde tivemos um momento de partilha em pequenos grupos sobre as ressonâncias da fala do Frei Moacir e concluímos com momento de oração conduzido pelas Irmãs que estão em missão no Amazonas.

 

 

 

 

No decorrer do dia 25, seguimos reunidas iniciando o dia com momento de oração conduzido pelas Irmãs que estão em missão no Regional Centro Oeste (MS, MT e Bolívia). Logo após, foram esclarecidas algumas propostas de projetos e discernimentos e encaminhamos para trabalhos em pequenos grupos. No início da tarde, houve plenária dos trabalhos realizados nos grupos e retomamos alguns aspectos das avaliações feitas em fraternidade e individualmente, dialogando sobre as belezas e forças que construímos ao longo deste quadriênio, bem como as fraquezas que ainda precisamos e podemos melhorar.

Concluímos com a Santa Missa presidida pelo Frei Rodrigo André Cichowicz, OFM. Em sua reflexão, Fr. Rodrigo recordou que nesta caminhada capitular, devemos mais do que nos perguntar onde vamos, nos perguntar com que espírito nós vamos. Disse ainda, que o anúncio nunca é feito individualmente, mas sempre compartilhado e que devemos somar forças cada vez mais com os leigos e leigas em nossa missão.

 

Por fim, com espírito de muita gratidão a Deus que concluímos a nossa Assembleia Pré-Capitular. Iniciamos o dia com um momento de oração, após, houve comunicados e um diálogo sobre as prévias realizadas para a composição do novo Governo Geral, que será eleito no 26° Capítulo Geral, que se realizará em outubro próximo.

Ir. Iriete Lorenzzetti, Ministra Geral, destacou que somos convidadas a migrar para nosso interior, olhando nossa história, a Congregação e a Igreja Eclesial. Enfatizou que cada Irmã e Formanda é importante na continuidade do nosso Carisma. Que nossas diferenças nos fazem crescer. Orientou para que nos lembremos das três prioridades que o Frei Moacir Casagrande, OFMCap, nos trouxe: amar na escuta profunda, todas carregamos Marta, Maria e Lázaro e servir nos colocando lá nos porões onde ninguém se acotovela. E por fim, disse que ao concluirmos a Assembleia Pré-Capitular, já mergulhamos no Capítulo Geral e por isso, nos motivou a sermos sementes da Esperança para todas e todos e nos convidou a anunciarmos nosso Capítulo Geral nos espaços de missão onde estamos. “Vamos anunciar nosso Capítulo Geral e sermos Betânias e anunciarmos o que vimos e ouvimos do Senhor”.

Como conclusão, houve momento de oração conduzida pelas Irmãs e Formandas que estão em Guiné-Bissau. Um momento muito rico onde escutamos trechos do Documento da Espiritualidade da CIFA e mergulhamos na beleza da diversidade, por meio da oração da Ave Maria nas diversas línguas dos espaços onde estamos.

Agradecemos a Deus por estes dias de encontro, de profunda reflexão, oração e partilha da missão, em vista da construção do Reino de Deus. Pedimos as vossas orações pelo bom êxito do 26º Capítulo Geral a realizar-se nos dias 17 a 23 de outubro de 2021.

Por tudo, Deus seja louvado!

 

Para visualizar todas as fotos acesse pelos links abaixo:

 

Dia 24 de setembro

https://www.facebook.com/151600225785029/posts/913363919608652/?sfnsn=wiwspmo

 

Dia 25 de setembro

https://www.facebook.com/151600225785029/posts/914006422877735/?sfnsn=wiwspmo

 

Dia 26 de setembro

https://www.facebook.com/151600225785029/posts/914605992817778/?sfnsn=wiwspmo

 

 

 

 


Colaboração: Ir. Gabriela Roz, CIFA e Ir. Maria Mar, CIFA