CIFA

Nossa Senhora de Copacabana

Em 2 de agosto de 1925 Nossa Senhora de Copacabana foi proclamada a Padroeira da nação boliviana.
A história da imagem de Nossa Senhora de Copacabana mistura-se à história da própria Bolívia e da conversão dos incas ao cristianismo nos primórdios da colonização. O nobre Yupanqui, membro da família real Inca, não apenas tornou-se cristão como queria converter o povo da cidade de Copacabana, às margens do rio Titicaca, por meio da imagem da mãe de Deus. Esculpiu em madeira com suas próprias mãos a primeira imagem da Nossa Senhora de Copacabana.
A Capela de Copacabana abriga o maior santuário da Bolívia e um dos mais antigos da América: o Santuário de Nossa Senhora de Copacabana.Desde 1538, o Evangelho era pregado naquela região, e na família de Francisco Tito Yupanqui, ali nascido e descendente direto dos reis incas e, portanto, de sangue real, a fé já era enraizada – o brasão de armas que Carlos V concedeu a seus ancestrais tinha por lema “Ave Maria”. Yupanqui venerava N. S. da Candelária, e desejou homenageá-La com uma imagem no altar-mor da capela de Copacabana. Esculpiu então, com amor e argila, uma muito tosca imagem da Virgem. O pároco, diante da sua pouca qualidade, colocou-a a um lado do altar; mas o seu sucessor a transferiu com desprezo para um canto da sacristia. Humilhado, Yupanqui foi à cidade de Potosí, onde havia bons mestres escultores de imagens sacras. Ali, com esforço, orações, jejuns, rogações a Nossa Senhora, buscou aprendizado no atelier de mestre Diego Ortiz, e finalmente produziu uma bela imagem, levada a Copacabana e recebida com entusiasmo pelo povo. O pároco a entronizou no altar-mor da capela, e logo começaram a acontecer inúmeros milagres. A escultura, mesmo sendo de N. S. da Candelária, passou a ser conhecida por N. S. de Copacabana. Da capela, fez-se posteriormente um santuário (e basílica, em 1949), dos mais antigos da América. O templo atual, com a imagem coroada no pontificado de Pio XI, foi construído em 1805.

N. S. de Copacabana é Padroeira da Bolívia, com festa no dia 2 de fevereiro (dia da Purificação de Maria, ou da Virgem da Candelária); também é venerada aí a 5 de agosto, com liturgia própria e grande festa popular. A imagem original nunca sai do Santuário, usando-se uma cópia nas procissões, e os fiéis saem da igreja sempre andando para trás, de modo a não darem as costas à Padroeira.

Oração

Ó, Virgem, Senhora de Copacabana, que por misteriosos desígnios de Deus viestes de longínquas terras a tomar posse deste recanto brasileiro, para aqui gerar um bairro que levasse no nome a vossa invocação e a tornasse conhecida no mundo inteiro; protegei os destinos deste povo que é vosso. Repeti, se preciso for, os milagres que vos tornaram famosa em outras eras. De nossa parte tudo faremos, pelo vosso exemplo, para que neste vosso bairro seja santificado o nome de Deus, se instale o seu reinado e sejam cumpridas as suas leis. Virgem do Lago, padroeira dos navegantes e padroeira de Copacabana, protegei-nos em todos os perigos da vida e levai-nos ao porto de salvamento eterno. Velai noite e dia pelo povo deste bairro, que é vosso. Fazei deste bairro, sempre mais, o bairro de N. Sra. de Copacabana, e sede vós também, de novo, N. Sra. do bairro de Copacabana. Padroeira. Rainha e Mãe de Copacabana, rogai por nós!


Colaboração: Ir. Maria Tatiana, cifa