CIFA

Natal - o Verbo se torna carne e habita entre nós.

O final do ano se aproxima e, com ele, chega o Natal - tempo cheio de bons desejos, luzes, expectativas e boas atitudes. Mas é, especialmente, tempo de mais uma vez viver a alegria do nascimento de Jesus. É um convite para um profundo ato de fé “Não tenhas medo” (cf Mt 1,20) diz o anjo a José. “O Espírito virá sobre você, e a força do Altíssimo a cobrirá, diz o Anjo a Maria” (cf. Lc 1,35). Acredite! Confie! Deus é fiel à sua aliança.  Deus cumpre sua promessa (cf Mt 1,22-23). O Natal nos convida a abrir espaço para o Mistério. Nem tudo entendemos ou compreendemos dos planos de Deus, porém o Natal vem nos dizer que Ele continua sendo o Senhor da História. O seu plano de Salvação está acontecendo.

O Natal é o movimento de Deus. Ele sai de si e vem ao nosso encontro. A iniciativa é Dele. “Deus nos amou primeiro” (1Jo 4,19). Deus em saída. Então, ao acolher o Deus menino no nosso coração, na nossa vida, também devemos nos colocar em saída. Como discípulas missionárias, comprometidas com a vida, nós anunciamos... Anunciamos o que vimos e ouvimos; testemunhamos porque o “Menino amável que nos foi dado” (São Francisco) encontrou lugar na nossa vida, no nosso mundo.

Contemplemos o Natal! Contemplemos o Deus Menino! O Onipotente e Bom Senhor, o Altíssimo, Onipotente, Criador do céu e da terra, que se faz bebê, dependente de peitos humanos. “Preste atenção no princípio do espelho: a pobreza daquele que, envolto em panos, foi posto no presépio!” (4In 19). Contemplemos a pobreza, a humildade, a simplicidade e a minoridade Deus. Contemplemos e aprendamos as lições do presépio, como nos convida Madre Clara. Contemplemos e nos transformemos para sermos pessoas de boa vontade, de paz, diálogo, acolhida, sensibilidade e acessibilidade. Se aprendemos essa lição, seremos mensageiras de Paz e Bem.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Vania Simone Martins - Equipe de Formação, cifa