CIFA

Natal das formandas da CIFA/RS

Nos dias vinte e nove e trinta de novembro, nós, as formandas que estamos no Rio Grande do Sul (Juvenato- Ketlyn Agnes Machado, Postulado- Débora Monteiro e Renata Freitas, Noviciado-Ir. Rosiane Fernandes, Juniorado- Ir. Roselin Velasquez) e as Irmãs formadoras, Nita Francisco Gomes e Vania Simone Martins, tivemos a celebração antecipada de Natal. Confraternizamos com as Irmãs das nossas Betânias, juntamente com a ministra Geral Ir. Iriete Lorenzzettti e terminamos com um bonito passeio na Morada dos Bugios em Viamão/RS. A celebração aconteceu na Betânia Me. Clara, na casa do noviciado, em Porto Alegre, no dia vinte e nove. Nós, formandas, fizemos a encenação do Natal de Jesus, trazendo presente aspectos da realidade que nos cercam e onde Jesus menino, nos convida a termos o olhar atento à essas realidades de migrações, intolerâncias, guerras, injustiças, desmatamento, lutas dos povos indígenas e outros. Deus está do lado de cada um e cada uma, pois, “O natal é a festa da esperança, do amor de um Deus que desce que se aniquila nas realidades sofrida dos povos, celebrar a vida é não fechar os olhos pra injustiças, mas lutar para que haja mais vida nos mais pobres. Maria foi à perfeita discípula, que mediante a realidade do seu povo enfrentou preconceitos, fugiu da lei do seu tempo e obedeceu e acreditou em Deus que libertaria seu povo”. Fizemos a retrospectiva do ano, trazendo, através das fotos, as experiências e atividades realizadas nos diversos espaços de Missão da Congregação, sempre em sintonia com nossas colegas formandas no Regional Centro Oeste/Campo Grande e da Guiné-Bissau. Após o jantar, fizemos a revelação da “Irmã Secreta”, momento muito bonito de partilha e descontração. No dia seguinte, nós, formandas e formadoras, passeamos na Morada dos Bugios. Tivemos um dia muito especial, de contemplação daquilo que é belo e, nos sentindo parte da mãe natureza, fizemos a avaliação do Espaço Arte e Cultura, visando preparar e olhar para o ano que vem chegando devagarinho.

Louvemos e rendamos graças a Deus, que se encarnou em nosso meio e pede para que abramos o nosso coração para acolhê-lo, com coração cheio de amor e ternura. Alegrias e encontros, louvemos ao Senhor! Um Santo e abençoado Natal do Menino Jesus.

Paz e bem!

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Postulante Renata Freitas, cifa