CIFA

Morre aos 100 anos em Caxias padre Fábio Piazza

O padre Fábio Thomas Piazza morreu aos 100 anos na tarde desta quinta-feira (16), em Caxias do Sul.  Natural do distrito farroupilhense de Nova Milano, ele estava internado há cerca de uma semana no Hospital Saúde para tratar uma pneumonia. O velório inicia a partir das 22h na igreja velha do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A missa começa nesta sexta-feira (17) às 15h na igreja nova, e ele será sepultado no cemitério da localidade de Nova Milano. 

O religioso era conhecido pela generosidade, pelo dom da confissão e pela capacidade de servir ao próximo. Ele completou 68 anos de vida sacerdotal em dezembro do ano passado. O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio era a casa do padre Fábio desde 2011. 

Piazza foi ordenado por Dom José Barea em 8 de dezembro de 1950 e a primeira missa solene aconteceu na Igreja Matriz de Nova Milano em 12 de dezembro daquele ano. Mais tarde, em 1989, voltou a Nova Milano, e atuou como pároco da igreja de Santa Cruz durante 22 anos.

O sacerdote também trabalhou em Caxias do Sul (nos anos de 1951 e 1952, e 1983), em Cambará do Sul (1952), em Coronel Pilar (1953), em Garibaldi (em Marcorama, no ano de 1962) e em Cotiporã (1964).  Ele também foi pároco de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, por duas vezes, em 1973 e depois em 1983.

Filho de Giulio Piazza e Julia Radaelli, padre Fábio Piazza nasceu em 5 de dezembro de 1918. O avô materno era Tomaso Benedetto Radaelli, que juntamente com a avó, Maria Pirovena, foi um dos primeiros imigrantes italianos a chegar a Farroupilha, local que se tornou o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Somos gratas pela vida do Pe. Fábio Piazza e especialmente pela convivência e testemunho enquanto pároco de Cotiporã no período em que nossas Irmãs (Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida) também estavam em missão neste espaço de evangelização. Descanse em Paz!

 


Fonte: www.pioneiro.clicrbs.com.br