CIFA

Liderança

“Se você não está pensando, você não está aprendendo, se você não está aprendendo, você não está crescendo e com o tempo seu trabalho se tornará irrelevante”. (Fonte: Site Terra)

Como Congregação, desde os primórdios tivemos e temos a consciência de que, precisamos nos renovar, aliás, a própria Madre Clara já falava de “uma inserção sempre renovada” que significa uma constante atualização. Ontem, 22/04/2021, foi um desses momentos de reciclagem, de aprofundamento com o tema: LIDERANÇA, assessorado pela Profª. Cristina Porto.

Alguns aspectos indispensáveis para uma boa liderança:

Faça com que os outros se sintam seguros: muitos líderes costumam intimidar os seus colegas com seu titulo...Os líderes devem tirar atenção de si mesmos e incentivar outras pessoas a expressar suas opiniões...

Saiba tomar decisões: está relacionada a tomar decisões certas para aquele grupo no momento certo. Para isso é necessário imparcialidade, não misturar os sentimentos ou as situações...Liberdade-Responsabilidade.

Comunique as expectativas: Os líderes de sucesso são os mais comunicadores e eles lembram os seus colegas de valores da organização e das expectativas de desempenho. Assim será possível garantir que sua visão esteja devidamente traduzida e que os objetivos deverão ser executados corretamente. (A comunicação, não é o que eu digo, mas o que o outro entende).

Desafie as pessoas a pensar: O líder bem sucedido conhece a sua equipe, as suas capacidades e em que áreas podem ser melhores. Eles usam esse conhecimento para desafiar suas equipes a pensar e instigá-los a avançar.

Seja responsável com os outros: Os líderes são responsáveis por assegurar que todos estão atentos às suas ações. Eles sabem que todo mundo os estão observando e, portanto, são incrivelmente intuitivos ao ajudar a não darem passo em falso.

 Dê o exemplo; Ser exemplo; Reconhecer quando alguém tem desempenho; Fornecer feedback; Saber aproveitar talentos; Saber fazer perguntas e pedir conselhos; Resolver problemas e evitar a procrastinação (adiamento, delonga, demora); Tenha atitudes positiva; Seja um grande “mestre/a”: apoiar as pessoas, escutá-las nas suas dificuldades, problemas; Ser um/a guardiã dos valores; Ser imparcial; Ser justo e respeitoso; Reconhecer suas falhas e pontos fracos; Ter inteligência emocional.

Tem que ser pessoa; Precisa amar, lembrando que “Deus te deu um trabalho em que você é responsável pela vida das pessoas”. Isso é missão é compromisso. Isso é liderar!


Ir Nita Francisco Gomes, cifa