CIFA

"Juventude Missionária realiza ação Sem Fronteiras na Diocese de Borba - (AM)"

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, aconteceu na Diocese de Borba, a I Ação Sem Fronteiras Diocesana da Juventude Missionária, realizada na cidade de Novo Aripuanã, Amazonas. Foram dias muito significativos para os jovens e para toda a Diocese de Borba, especialmente para a Forania São Lucas, que compreende a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Área Missionária Santo Antônio Maria Claret. O local do encontro foi na quadra esportiva da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A coordenação diocesana da JM foi a protagonista, conduzindo a programação da Ação Sem Fronteiras, com a assessora diocesana somando esforços nesta ação.

Com alegria, participaram 35 jovens inscritos de várias paróquias, representantes da JM, da PJ e do grupo de Jovens Orionitas. Eles chegaram de barco, canoa ou carro, trazendo nas bagagens muitas expectativas, curiosidades e corações abertos. Participaram também duas assessoras da JM dos grupos de base. Além dos inscritos, tivemos a participação das lideranças e jovens locais, que acompanharam esse momento, totalizando cerca de 60 pessoas.

A abertura da Ação Sem Fronteiras aconteceu com a Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, seguida pela programação. Contamos com a presença do jovem Caio Eduardo Oliveira Barbosa, que assessorou o tema do encontro: “Jovens missionários, da esperança entre os povos”, com o lema: “A esperança não decepciona. ”

Foram organizadas sete equipes para visitar as famílias das comunidades, sendo uma delas uma comunidade ribeirinha que possui a JM. Finalizamos esse momento com oração e descanso.

No dia 22 de fevereiro, as equipes se organizaram para o momento de oração e já partiram para a missão, realizando visitas nas casas. Houve também momento de Espiritualidade e Adoração ao Santíssimo.

A Noite Cultural foi cheia de diversão, alegria e leveza, com bingo, brincadeiras e apresentações de danças regionais, entre outras atividades.

No dia 23 de fevereiro, domingo pela manhã, realizamos a partilha das experiências significativas de cada equipe, um momento ímpar e profundo, de emoção, cuidado com a vida, partilha da fé e da experiência de Deus vivenciadas nas visitas às famílias, e dos desafios enfrentados na missão, especialmente para quem foi à comunidade ribeirinha. Em seguida, realizamos a avaliação, destacando muitos pontos positivos que impulsionam a caminhada, com a expectativa de continuar realizando a segunda Ação Sem Fronteiras. Após o momento de descontração, concluímos com a Celebração Eucarística na Área Missionária.

Foram dias de partilha, de conhecimento, aprofundamento, espiritualidade, troca de experiências, convivência, criação de novas amizades, anúncio da Palavra de Deus, missão, falar de Jesus e sentir seu amor. Por fim, caminhamos em comunhão, numa Igreja sinodal e missionária, nesta “terra Sagrada”, de Novo Aripuanã.

A ação Sem Fronteiras diocesana teve o apoio do Bispo Diocesano, Dom Zenildo Pereira da Silva, da coordenação diocesana e estadual, Ítalo Goes e Caio Eduardo e a assessoria Diocesana da JM de Borba.

Por Ir. Silvana Pauletti, Assessora Diocesana da JM