CIFA

Irmãs Junioristas no RS estudam sobre Primeiros Socorros

Nos dias 15 e 16 de setembro, estivemos reunidas para o encontro das Junioras da CIFA (Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida), na Betânia Sagrada Família, em Bom Retiro do Sul/RS. Com o tema “Primeiros Socorros” contamos com assessoria de Ir. Jandira Piasson – Enfermeira.

Foi um momento de muito aprendizado. Vimos que o primeiro passo para realizar os Primeiros Socorros de alguém que necessite, é ter um plano diante da situação, afastar da vítima possíveis agravantes, como objetos que possam aumentar o risco à vítima, afastar curiosos e manter a segurança do local e manter a tranquilidade para realizar o socorro.

O tema foi estudado de maneira criativa, com simulações de situações que são mais frequentes no dia a dia, vítimas de choque elétrico, desmaios, mal estar por pressão arterial alta e baixa, picada de animal peçonhento, crise convulsiva, engasgo e afogamento.

Tivemos também momentos de convivência com as irmãs da Betânia e como junioristas, partilhamos nossa caminhada pois, é sempre bom estamos juntas convivendo partilhando e nos fortalecendo na missão que cada uma se encontra.

 

Ir. Lídia U. Chuê, CIFA