Nos dias 06 e 7 de março, na Forania São Mateus, especifico na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário/Distrito de Canumã-Borba - AM, no qual nossas irmãs são Administradoras da paróquia, acolheu o II ENCONTRO DIOCESANO DOS POVOS INDÍGENAS. Estiveram presentes representantes indígenas de diversas comunidades pertencentes à diocese de Borba. Inspirados pelo Tema: Nossa terra, nossa história. Lema: Uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Foi um espaço de escuta, reflexão, partilha, fortalecendo a caminhada pastoral da Igreja junto aos povos originários. Momento único.
Assessoria do encontro se deu com os missionários do Conselho Indigenista (CIMI) padre Ivanildo Pereira da Silva Filho (S.J), que presta assessoria Jurídica no CIMI e o missionário Hoadson Leonardo da Silva, com atuação fortemente ligada à causa indígena na Amazônia, membro e assessor. Estava presente o coordenador de Pastoral diocesano Ademir Jackson.
Num primeiro momento Frei Bosco destacou alguns passos significativos da caminhada da Igreja junto aos povos originários, na Igreja na Diocese de Borba.
Na sequência Padre Ivanildo destacou que é preciso costurar a rede, limpar a palheta (Hélice) é preciso renovar a missão, os conceitos, reanimar os projetos e as tomadas de decisões, mas não na frente e nem atrás, mas lado a lado caminhando juntos em defesa dos povos originários. Fez memória do chamado da Igreja para caminhar juntos aos povos da Amazônia, conforme expressa o Papa Francisco na Exortação Apostólica querida Amazonia (2020), Santarém (1972), Puebla (1979), Santo Domingo e Aparecida (2007), missão de uma igreja encarnada na realidade do povo.
Também fez menção a Constituição Federal de 1988, que sem ter participação de representantes Indigenas diretamente no congresso, ainda assim reconheceu os direitos dos povos originários sobre seus territórios.
Na sequência abrimos para um momento de escuta, fala e reflexões dos indígenas presentes, onde puderam expressar seus sonhos e esperanças em relação a caminhada da Igreja junto aos povos originários do lugar.
Como encaminhamento concreto do encontro foi criado e aprovado o movimento Católico Indígena (MCI) da Diocese de Borba. A coordenação foi formada pelos povos originários, representantes do povo Munduruku escolhidos pela assembleia presente.
O movimento atuará a partir dos 4 eixos inspirados na Exortação Apostólica querida Amazônia: Social, Cultural, Ecológico e Eclesial.
Colocaboração: Ir. Silvana Pauletti




