CIFA

I Encontro Nacional de formadores sobre as Pontifícias Obras Missionárias

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2019, foi realizado no salão da Paróquia São João Batista de Brá, o I Encontro Nacional de Formação sobre as Pontifícias Obras Missionárias (POM). O encontro teve como objetivo ajudar-nos a uma melhor aproximação com o coração das POM, que parecem distantes e misteriosas para muitas das nossas comunidades e para muitos de nós. Além disso, favorece o conhecimento da POM nos proporcionando uma rica, profunda e provocadora formação missionária, que já nos introduziu no clima do mês missionário extraordinário que o Papa Francisco proclamou para outubro deste ano. Contamos com a presença do Pe. Fabrizio Meroni, PIME, Diretor do CIAM (Centro Internacional de Animação Missionária) e secretário geral da Pontifícia União Missionária (PUM – Roma).

O encontro contou com a presença das duas dioceses, Bissau e Bafata e a nossa Congregação estava representada pela Ir. Zelia Menegati, as pré-postulantes Augusta e Maria Augusta e eu, Ir. Josane Garcia.

Iniciamos o encontro conhecendo as raízes das Pontifícias Obras Missionárias e a sua Ação Solidária Universal, no qual o Pe. Giusepp Giordono (Oblatos de Maria) destacou que nas origens das obras ouve uma força incrível dos leigos. Histórias e origens de cada uma das Obras: Propagação da Fé, Infância Missionária, Obra São Pedro Apóstolo e Pontifícia União Missionária.

Durante os três dias aconteceram partilhas missionárias de diferentes lugares. O ponto forte da nossa formação foi a presença do Secretário Geral da Pontifícia Missionária Pe. Fabrizio Meroni,que destacou:

Frei Renato Chiumento, OFM, partilhou sobre o caminho da missão da Igreja através dos documentos da Igreja de Maximum Illud a Evangeli Gaudium. No terceiro dia, Pe. Paulo de Pina Araújo, nos trouxe o Primeiro Anúncio do Evangelho: desafios e perspectivas na nossa Igreja na Guiné-Bissau. E finalizando a manhã, a obra concreta na nossa Igreja é a Infância Missionária, que já está presente há 24 anos.

Vivenciamos um momento rico e bonito na Igreja da Guiné, que nos convida a retomar nossa caminhada cristã, contemplando os passos dados e com coragem e ardor missionário dando novos passos que nossa Igreja necessita. Concluímos nosso encontro com uma bonita celebração presidida por Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá, Presidente da Comissão Interdiocesana Pontifícia Obras Missionárias, Dom José Camati, Bispo de Bissau e presença de todos os párocos, missionários e leigos.

 


Colaboração: Ir. Josane Garcia, CIFA