CIFA

História de Nossa Senhora da Amazônia

História de Nossa Senhora da Amazônia

A inspiração da imagem de Nossa Senhora da Amazônia surgiu em 2011, em um concurso de âmbito nacional promovido pela Arquidiocese de Manaus, Am, para a criação de uma imagem da Virgem que se identificasse com a realidade e a cultura do povo da região amazônica, tão devoto de Maria Santíssima.

Muitos povos compreendendo a maternidade de Maria que abarca todos os discípulos de Jesus com amor filial, instituem com a devida aprovação da Igreja, novas devoções marianas relacionadas à sua etnia: Nossa Senhora do Líbano, Nossa Senhora da África, dentre tantas outras invocações. Nesse modelo enquadra-se a devoção a Nossa Senhora da Amazônia, expressão da bela singeleza de Maria, com a qual o povo amazônida se identifica, num legítimo processo de inculturação.

Maria carrega, ao modo dos índios, o Menino Jesus com características de curumim. Ela está sobre uma vitória-régia e rodeada por orquídeas – flora típica e representativa da região amazônida, que remete à pureza e dignidade da Virgem Santíssima, “flor” por excelência e mais nobre da Igreja. O Arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, apresentou aos fiéis em Missa Campal, naquele ano, a pintura de Nossa Senhora da Amazônia, hoje preservada numa igreja edificada em sua honra bem perto do Rio Negro e de uma área florestal na periferia de Manaus. A Festa de Nossa Senhora da Amazônia se dá no dia 12 de agosto, quando se recorda a primeira missa no local onde está a igreja da Mãe Cabocla e Guardiã dos povos e da natureza da Amazônia.

Oração A Nossa Senhora da Amazônia

Nossa Senhora das Águas, luz que a esperança lumia, Rainha das ribanceiras, Mãe nossa de cada dia. Nossa Senhora das Flores nossa fé e nossa guia. Mãe da imensa Amazônia, Mãe nativa Mãe Maria. Maria Mãe do mateiro, do caboclo pescador, do sofrido seringueiro, do esquecido lavrador, Mãe do Índio destribado, dos que sofrem neste chão. Mãe da Amazônia e do povo que clama libertação. Nossa Senhora das Luzes, madrinha da ecologia, daí ao homem predador juízo e sabedoria. Nossa Senhora Cabocla, Mãe de Jesus curumim, és a Rainha da paz, dessa paz que habita em mim, rogai por nossa Amazônia para que nunca tenha fim.

Oração A Nossa Senhora da Amazônia

Maria, querida mãe de Jesus e nossa, nós te saudamos com as palavras do anjo Gabriel e de Isabel. Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita és tu entre as mulheres.

Reconhecemos tudo o que Deus por ti realizou em nosso favor. O filho de Deus se tornou Jesus ao assumir nossa natureza humana em teu seio. Tu o deste à luz, o educaste e o entregaste a fim de que ele realizasse a nossa salvação através da pregação do Reino do céu, da morte na cruz e da ressurreição ao terceiro dia.

Obrigado, Mãe, por teres aceitado o chamado do Pai do céu à maternidade divina.

Nós, habitantes desta região amazônica, pedimos tua intercessão junto a Deus Pai, Filho e Espírito Santo em favor dos povos aos quais pertencemos. Indígenas, ribeirinhos, afrodescendentes, migrantes moradores das cidades, das florestas e dos beiradões, pedimos a graça de respeitarmos nossas diversidades e sermos nelas respeitados. Pedimos a bênção de sermos unidos por laços de solidariedade e fraternidade. Que nossas diversidades não nos separem, mas nos complementem! Que tenhamos o rosto de Deus que é um só em três pessoas.

Pedimos tua intercessão materna para que nossos rios, igarapés, florestas, várzeas e terras firmes sejam o lar abençoado de todos os que aqui vivem. Não devastem pela cobiça desenfreada a casa que o Pai nos concedeu. Que os peixes, as aves e os animais tenham a possibilidade de conviver com os seres humanos! Mãe, tu compreendes nossas necessidades e nossos anseios. Que nesta imensa e rica Amazônia tenhamos um povo feliz por encontrar laços de amor entre todos e de todos com a natureza!

Queremos que estejas perto de nós e sejas a mãe querida dos habitantes da Amazônia. Por isso é que te saudamos com a título de Nossa Senhora da Amazônia.

Maria, mulher e mãe, peça ao Pai por nossas crianças, jovens, adultos, idosos e famílias. Prometemos que, ao te invocarmos sempre o faremos com amor e confiança. Amém!

 

*Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Manaus (no ano de 2011)

https://salvemariaimaculada.com.br/