CIFA

História da Congregação | Irmã Isabel Maria Vieira Borges

Irmã Isabel Maria Vieira Borges

Seu nome civil era Alice Vieira Borges. Foi uma das Irmãs que pertenceu à Congregação desde a origem, com Madre Clara Maria e outras companheiras.

Entre suas características pessoais se destacam: sua vida espiritual, de fraternidade, de trabalho silencioso, discreto, mas profunda e vigorosamente expressivo como Franciscana Aparecida. Amava as jovens que ingressavam na Congregação, atuando junto delas corajosa e firme, tanto quanto acolhedora e materna. Humanamente Irmã Isabel se distinguiu como autodidata, apaixonada pela valorização e prática do teatro, do desenho, da poesia, da culinária e do artesanato artístico (bordado especialmente). Amava a boa leitura e a exercitava, por exemplo, com as juvenistas nos fins de semana.

Atuou como Conselheira, Secretária Geral, Arquivista Geral; como Ministra local. Foi Mestra de Juvenato, ‘Prefeita’ das meninas da Pia Fundação. Assumiu por primeiro o atendimento às crianças da ‘Sala Heloisinha’ na Pia Fundação junto com Irmã das Chagas. Participou da fundação das Betânias de Praia Grande/SC e de Daltro Filho/RS. Nos fins de semana, atuou na visitação às famílias da Vila Santa Luzia.

Por longo tempo de vida Religiosa na Congregação foi colaboradora próxima de Madre Clara, na anotação de dados históricos da Congregação. Nos últimos anos, com arteriosclerose múltipla, esteve necessitada de atendimento intenso na fraternidade. Faleceu na Casa Mãe, em 13 de setembro de 1982.

Fonte: CIFA, Arquivo Histórico