CIFA

Guiné-Bissau na JMJ Lisboa 2023

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da JMJ Lisboa 2023.

As duas dioceses de Guiné-Bissau e Bafatá marcaram presença significativa na JMJ Lisboa/23. Tiveram a oportunidade de participar na pré-jornada nas diferentes dioceses, cidades Porto e Guarda. Ao chegarem às cidades, foram recebidos pela equipe organizadora de uma forma calorosa, sendo encaminhados para os familiares de acolhimento.

A diocese de Guiné-Bissau ficou em Guarda e o grupo teve a experiência de conhecer lugares históricos da cidade, cada dia conhecia um lugar específico e no final do dia terminava com a celebração eucarística.

No último dia de estadia, o grupo conheceu a montanha mais alta de Portugal, ali foi feito o ecerramento da pré-jornada, vários pa­íses apresentaram a sua cultura de forma criativa. Ao encerrar o encontro, descemos a montanha e fomos participar da confraternização com os familiares de acolhimento, momento de despedida. Partimos em comboio para Lisboa.

Guiné Bissau teve sorte de hospedar-se próximo ao local que aconteceu os encontros com o Papa e como também as catequeses.

JMJ 2023 foi uma vivência profunda da fé e graça em poder encontrar com milhares de pessoas que congregam da mesma fé, sentir as diversidades culturais, que não foi motivo de obstáculos na convivência e partilhas, pelo contrário, nos deu a curiosidade de aproximar, conhecer, viver e participar das brincadeiras, cantos, músicas e danças.

Pela primeira vez Guiné participou com um grupo maior de jovens na JMJ, deu para mundo sentir e conhecer um pouco da nossa terra. As mensagens do Papa foram animadoras, fortalecedoras e encorajadoras na nossa caminhada como igreja. Tendo certeza de que a única coisa que temos de graça é o Amor de Cristo, por isso temos que acolher os nossos irmãos e convidar para comungar conosco nesta mesma fé que liberta e dignifica a pessoa humana.

Encerro essa minha partilha com essa frase do Papa: “Aqui é uma oportunidade de aprendizagem. Então pegue essa prova de vida e faca agora... Ame mais, perdoe mais, abrace mais, viva mais intensamente e deixe o resto nas mãos de Deus”.  

 

Colaboração: Ir. Ermelinda Meu