CIFA

Grupo das Novas Gerações (RS) da CIFA, realizou o retiro anual

“Tempo de  se voltar para   o interior, para a essência. Um momento de recolhimento das distrações do mundo, o sabático do cotidiano. Esse necessário afastamento das obrigações e deveres e ao mesmo tempo uma grande reflexão, como um período de profunda meditação, e um júbilo, uma alegria infinita de encontrar-se, finalmente, consigo mesmo”. Dulce Magalhães.

No período de 15 a 22 de Agosto de 2020, o Grupo das Novas Gerações (RS) da CIFA, realizou o retiro anual, com o tema: “Na Universalidade da nossa fé está o chamado para a missão”. (Papa Francisco)

A Equipe de Formação, com muito carinho, nos oportunizou este momento que foi dinamizado pela irmã Carla Daniele, para o grupo das Novas Gerações, com a metodologia um pouco diferente devido a pandemia – orientação on line, pois Ir. Carla reside em Manaus/AM. Foram sete dias de silêncio e escuta interior, de celebração e profunda comunhão com Deus e com as Irmãs.

Tivemos como fio condutor os Sete dons do Espírito Santo, destaco aqui alguns trechos dos textos rezados:

Sabedoria significa ver, enxergar, perceber. Sábio é aquele que vê corretamente, que enxerga o mundo da maneira que ele é, que reconhece os contextos interiores. Entendimento: a filosofia da Idade Média diz que o amor sempre faz parte do entendimento. Somente quem ama vê realmente, porque ele entende as coisas a partir do seu interior.

Conselho: nos ajuda no labirinto da vida a tomar as opções concretas de cada dia e cada instante, para seguir o caminho da vida.

Fortaleza: está sempre associado a virtude da coragem. Se tiver convencido de alguma coisa, luto por ela, mesmo que seja ferido.

Ciência: para Tomás de Aquino este dom é a capacidade de compreender melhor as relações do mundo e de então lidar com ele de maneira adequada. Este dom nós o adquirimos por meio do aprendizado.

Piedade: quando Deus tem piedade é sempre expressão de misericórdia e compaixão. Este dom nos ajuda a ser compassivas e misericordiosas com os demais.

Temor de Deus: o temor a Deus não é nenhum oposto do amor, ele dá capacidade ao amor para se submeter integralmente a Deus e de unir-se a Deus.

São vários momentos vividos com significado e na leveza de quem está ali para se encontrar, como dizia a irmã Carla: “Seja gentil com você.”

A figura da borboleta no ambiente, serviu de inspiração olhando seu processo de desenvolvimento. Afinal, a “mudança é difícil no começo, confusa no meio e linda no final”

O desejo de escutar o Mestre na adoração ao Santíssimo permitiu o encontro amoroso e a descoberta de quem sou eu.

Os dois filmes “Eu Maior e o Parque dos sonhos”, o sacramento da confissão, o desenhar a próprio punho a nossa mandala nos ajudaram na retomada do projeto de vida, e motivação no comprometimento com a nossa missão.

Segundo a partilha das irmãs, foi uma semana inesquecível, com a sugestão de seguir essa metodologia em outros momentos Congregacionais. Agradecemos a Deus por contar conosco na construção do Reino, louvamos pela disponibilidade da Ir. Carla em escutar cada uma na sua partilha, e reforcemos nossa gratidão a Congregação e as nossas fraternidades pela sintonia.

Por tudo, Deus seja louvado!

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Edna Djata, cifa