CIFA

Frei Pacifico de Belleveaux, OFM Cap

1.Nascimento                                    

Frei Pacifico de Belleveaux – seu nome de nascimento Luiz Narciso Place, filho de Paulina Maynet e João Maria Place, nasceu no dia 31 de janeiro de 1873, na cidade de Belleveaux, Alta Sabóia, na França. Foi criado e educado em um ambiente cristão. Aos nove anos recebeu a Primeira Comunhão. Três anos mais tarde, recebeu também o Sacramento da Crisma.

2.-Seguindo a Vocação         

No dia 20 de maio de 1887, aos 14 anos de idade entra para o Seminário dos Capuchinhos, OFM Cap. de La Roche sur Foron, Ali completou o curso primário e parte do curso secundário. No dia 05 de agosto de 1890, com 18 anos de idade, entrou ao Noviciado, deixando então o nome de Batismo e passando a se chamar Frei pacifico. Ainda em 1890, ocorreu a transferência dose estudantes capuchinos franceses para Ghazir, no Líbano. Emitiu os votos solenes no dia 16 de agosto de 1894 e nesse mesmo ano concluiu o curso de “Humanidades”.

Na mesma cidade iniciou os estudos de Filosofia. No período que esteve na Terra Santa, aprendeu o hebraico, traduzindo os Salmos para o idioma francês. Além das línguas orientais, em Ghazir estudou italiano, português, alemão e polonês.

                                           

4.- Desafios no caminho

Os desastrosos acontecimentos desencadeados pela epidemia da febre tifoide mostraram novos horizontes missionários para o jovem sacerdote Frei Pacífico. A pedido do Papa, os Freis capuchinhos, Província de Saboia, no ano de 1899, assumem a missão no Brasil. Em 22 de dezembro de 1898 os capuchinhos chegaram a conde D’Eu, atual cidade de Garibaldi/RS. Frei Pacífico veio no ano seguinte, juntando-se com outros estudantes, para completar os estudos de Teologia.Nesse mesmo ano recebeu a Ordem do diaconato e a Ordem Sacerdotal.

Frei pacífico atuou em várias regiões do estado do Rio Grande do Sul (RS), em trabalhos como: Vigário Conventual e Ecônomo, Capelania do Colégio Sévigné e do Hospital São Pedro, no Partenon; responsável pela administração e evangelização da catedral de Vacaria, Fundação do Instituto Católico de Ciências e Letras (PUC), fundador e capelão do Leprosário em Itapuã.

Em outubro do ano de 1926, durante as festividades do 7º Centenário de São Francisco de Assis, organizadas e coordenadas por Frei Pacífico, um grupo de Terciárias, tendo à frente Morena de Azevedo, apresenta a ele o ideal de fundar uma congregação nacional com espirito franciscano. O ideal é acolhido pelo missionário capuchinho, e no ano seguinte é fundada a Associação Cruzeiras de São Francisco, nome civil da futura congregação.

No dia 24 de junho de 1928, dom João Becker, então bispo de Porto Alegre, celebra missa com o grupo de jovens da congregação nascente, deixa o Santissimo Sacramento na capela, com a celebre frase: Deixo Nosso Senhor aos cuidados das senhoras. Essa data é tida como data de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida - CIFA, que nasce com a missão de uma VR inculturada, acessível às moças de índole brasileiras, que desejavam se consagrar a Deus, nesta foram de vida; de acolher o Divino Hóspede, de estar entre os mais abandonados – os sem vez e sem voz, sendo Martas Marias na alegria de servir.

Frei Pacífico é reconhecido como cofundador da congregação, pois além de acolher o ideal das jovens, foi acompanhando e orientando a congregação que nascia em solo gaúcho – franciscanas nas terras do Cruzeiro. Faleceu no dia 24 de fevereiro de 1957, com 84 anos, deixando como herança às Irmãs da congregação o zelo espiritual, pastoral e a busca incessante de aprofundamento teórico para melhor servir os que mais necessitam.

 

(Síntese extraída da Biografia elaborada por Ir. Nadir Bavaresco em janeiro de 2021 e do Subsidio A origem da Congregação – Formação dos Profissionais Leigos da CIFA, 2013).