Ir. Santina Viaceli – Ir. Leônia Maria
Irmã de nº 64 – Cifa
Ir. Santina, nasceu em Passo Fundo /RS, ao 1º de abril de 1931. Filha de Luiz Viaceli e Dozolina Bortolotto Viaceli. De treze filhos ela é a antepenúltima. Entrou na congregação com 17 anos de idade, na Betânia São José como juvenista, em Cotiporã/RS. Em 08 de dezembro de 1950 ingressou no Postulado e no ano seguinte, em 15 de junho, na etapa do Noviciado. Sua Primeira Profissão Religiosa celebrou no dia 02 de agosto de 1952 e a Profissão Perpétua, em 02 de agosto de 1958.
A formação da Ir. Santina é em trabalhos manuais: crochê, tricô, bordado; corte e costura. Esteve em missão na Betânia Nossa Senhora Aparecida, mais de uma vez, ajudando nos trabalhos manuais, porta, professora de corte e costura. Em Cotiporã, no juvenato foi prefeita das juvenistas e internas, professora de corte e costura e trabalhos manuais. Em Osório, na Betânia Santa Inês ajudou com os trabalhos da casa e trabalhos manuais. Na Betânia Nossa Senhora da Assunção ensinou trabalhos manuais para as mães. A partir de 1982 ela passou a ser auxiliar do economato como procuradora das Irmãs nos serviços bancários. Esteve na Betânia Madre Clara; na Betânia Sagrado Coração de Jesus – Sede Geral, em dois tempos diferentes. Atuava na Paróquia Santo Antônio como Ministra Extraordinária da Eucaristia. Por último, estava na Betânia Nossa Senhora Aparecida, de onde por uma queda, foi levada para a Betânia Sagrada Família, em Bom Retiro do Sul.
Na Revista Presença de 2021, a pergunta sobre sua relação com o Divino Hóspede, ela diz: Meu convívio com o Divino Hóspede, no sacrário, na Santa Missa, na Adoração e na Sagrada Comunhão, prolonga-se no cotidiano da minha vida. É no convívio com Ele que encontro forças para carregar a cruz de cada dia com esperança e amor. É dele que vem uma luz que clareia meu caminho para que eu caminhe com a certeza que Ele está me acompanhando. Obrigada por tudo meu bom Jesus, de modo especial por ser o meu melhor amigo.
Nessa mesma edição da Revista, quando responde ao pedido de deixar uma mensagem para a vida Franciscana Aparecida, ela responde: Viver intensamente o estado de vida que assumiu, a sua consagração a Deus, com simplicidade, gratuidade e muito amor e alegria. Ter amor e zelar pela vida fraterna, trabalho, oração e lazer. Servir com alegria em qualquer lugar que estejamos fazendo tudo por amor a Deus e aos irmãos. Se assim fizermos, semearemos a semente da Paz e do Bem e Deus a fará germinar.
Ir. Santina faleceu hoje, 19 de agosto na Betânia Sagrada Família, em Bom Retiro do Sul/RS, na idade de 94 anos de vida e 73 anos de Vida Religiosa.
Missa de sétimo dia, será segunda dia 25 de agosto, às 19h, na Paróquia Santo Antonio/Partenon, em Porto Alegre/RS.

