CIFA

Falecimento - Ir. Rosa Maria

Irmã Rosa nasceu em 03 de agosto de 1921, natural de Veranópolis/RS. Recebeu o nome de Maria Costella, filha de Victório Costella e de Rosa Mattielo. Uma família com 17 irmãos, dentre eles 04 frades capuchinhos, um sobrinho capuchinho, Frei Affonso, e duas sobrinhas religiosas, a Ir. Lilian, da Congregação das Irmãs de São José, e a nossa coirmã Marialda Costella.

Ingressou no juvenato São José em Cotiporã/RS, no dia 21 de abril de 1946. No dia 19 de março de 1947, ingressou na etapa do Noviciado. Em 21 de maio de 1948, celebrou sua Primeira Profissão Religiosa, sendo a Irmã de número 30 na Congregação. E em 11 de fevereiro de 1952, celebrou sua Profissão Perpétua. Este caminho de alegre e firme passos no seguimento a Jesus Cristo, foram 99 anos de idade e 73 anos de Consagração. A frase que lhe foi força na caminhada: “Eu sei em quem acreditei” (2Tm 1,12).

Na época em que havia o internato, foi prefeita das meninas na Casa Mãe. Esteve em diversos lugares no Rio Grande do Sul: Daltro Filho, Taquari, ajudando os seminaristas no crescimento vocacional, como enfermeira, cozinheira, fazendo também papel de “mãe” dos seminaristas pela atenção e carinho com que realizava os trabalhos que lhe eram confiados. Exerceu o ministério da visitação levando conforto às pessoas doentes e idosas nas famílias. Exerceu também, o ministério de Ministra Local em diversas Betânias da Congregação.

No período de 1977 a 1980 trabalhou no Seminário Diocesano em Santa Maria/RS, contribuindo na formação dos seminaristas daquela Diocese, sendo testemunha pela alegria de servir, de pessoa consagrada vivendo e levando a Paz e o Bem.

Em 1981, ultrapassa as fronteiras do RS e vai prestar serviço na área da saúde, no Hospital Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. No ano de 1990, corajosamente, acolhe a proposta de deixar o RS e com vigor missionário, chega em Ponte Branca, no Mato Grosso. Depois atuou também em outras localidades do Mato Grosso do Sul: Costa Rica e Campo Grande.

Em 2005 regressou às terras gaúchas, passando a residir em Cotiporã, próxima a sua terra natal Veranópolis. Passados dois anos, em 2007, foi solicitada a servir na Comunidade Nossa Senhora dos Romeiros, no bairro Mathias Velho, Canoas/RS. Com jovialidade, testemunhou os valores da Vida Religiosa Consagrada.

 

Algumas palavras de Ir. Rosa, em sua entrevista para a Revista Presença, edição nº 185:

Na relação com o Divino Hóspede eu O tenho sempre junto, na minha vida e, sem Ele eu não sou nada. Ele é meu guia, meu conforto, meu tudo. Lembro-me das palavras de nossa fundadora que o Divino Hóspede está nas nossas Betânias. A nossa congregação iniciou pobre e pequena árvore, com bastante dificuldades, mas com a graça de Deus ela está se tornando uma árvore grande, com galhos bastante fortes. Que o bom Deus nos abençoe e cada vez mais possamos dar frutos e nosso desafio é continuar levando em frente a obra começada, nas necessidades da Igreja.

 

Perguntada sobre a missão que mais lhe marcou, Ir. Rosa responde:

Foi na Betânia São José, em Costa Rica, porque junto com os pobres, ganhei um terreno para rezar… não foi fácil, mas a alegria era muita, porque eram pobres, mas sempre davam alguma coisa.

 

Pela alegre presença de Ir. Rosa em nossas vidas, damos glórias a Deus pelos seus 99 anos de vida!

A celebração de sétimo dia será dia 09 de maio, em nossas comunidades.

 


Secretaria Geral da CIFA