CIFA

Falecimento - Ir. Marta Maria

Nair Mogarde (Ir. Marta Maria), nascida em 12 de setembro de 1921, em São Borja/RS. Filha de Júlio Mogarde e Maria Elisa Mogarde. Ingressou na Congregação em 14 de agosto de 1943. Na etapa do Postulado em 02 de agosto de 1944; na etapa do Noviciado em 11 de maio de 1945. Celebrou sua Primeira Profissão em 31 de maio de 1946 e sua Profissão Perpétua em 15 de julho de 1951.

Ir. Marta tinha formação em Enfermagem, Oficial de Farmácia, Auxiliar de Clínica e Cirurgia, Técnicas e Dinâmicas Comunitárias, Lavanderia e Limpeza Hospitalar, Executivo Hospitalar, várias formações da Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança. Além dos trabalhos no hospital realizava serviços assistenciais, cuidava da Igreja e era catequista. (Depoimento comunidade de Osório na celebração dos 99 anos da irmã). Em 2014 ela recebeu um diploma de Participante Benemérito da Associação Católica Nossa Senhora de Fátima/São Paulo.

Esteve em missão na Betânia Imaculada Conceição, em Osório/RS (em anos diferentes); na Betânia Sant’Ana, em Bom Retiro do Sul/RS, quando assumimos o Hospital de Caridade Sant'Ana, ela é do primeiro grupo das Irmãs; na Betânia Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande/SC; na Betânia São João Batista, em Arvorezinha/RS; na Betânia Sagrada Família, em Palmares do Sul/RS; na Betânia Nossa Senhora Medianeira, em Soledade/RS; na Betânia Nossa Senhora do Brasil, em Porto Alegre/RS, e, por último na Betânia Sagrada Família, em Bom Retiro do Sul/RS, onde faleceu na idade de 101 anos neste dia (16/09/2022).

 

Seu lema de vida: “Eis que deixei tudo e te segui” (Mc 10,28)

 

A celebração de Sétimo Dia será realizada no dia 22 de setembro. Será colocada nas intenções em cada Betânia/Paróquia onde estamos.

 


Ir. Vania Simone Martins - Secretária Geral