CIFA

Falecimento - Ir. Ester Maria

Ir. Ester Maria (Ada Ivane Pereira) nasceu no dia 25 de setembro de 1937, em Cruz Alta/RS. Filha de José Pereira e Eulogia Delgado. Foi batizada em Durazno/Argentina e Crismada em Uruguaiana/RS, onde também iniciou seus estudos no Ginásio Nossa Senhora do Horto.

Ada ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, em 11 de fevereiro de 1957. Ingressando no Noviciado no 11 de fevereiro de 1958. Fez os Primeiros Votos Religiosos no dia 11 de fevereiro de 1960, recebendo o nome de Irmã Ester Maria. Concluído o tempo do Juniorado fez os Votos Perpétuos no dia 11 de fevereiro de 1965. Em 2020 celebrou Jubileu de Diamante – 70 anos de Vida Religiosa.

Ir. Ester sempre trabalhou na Educação, era formada em Pedagogia; orientação Educacional; foi diretora da Escola Particular da Pia Fundação Nossa Senhora Aparecida e Diretora do Ginásio Rainha do Brasil, hoje Colégio Rainha do Brasil. Por motivos de saúde ela precisou se afastar da escola e ficou como responsável da Biblioteca Central na Casa Mãe e portaria; também prestou serviço de tradução na Casa Geral. Ir. Ester ainda tinha formação em Canto Gregoriano e Curso Básico de Cinema.

Sua consagração foi na dedicação a educação, atenção às Irmãs que chegavam na Casa Mãe e cuidado e conservação da Biblioteca Central. Era amante da música e segundo o que as Irmãs nos testemunham tocava piano e violino. Esteve no Ginásio São José em Soledade/RS como estudante, e os demais anos viveu na Casa Geral, Casa Mãe e desde 2012 na Betânia Sagrada Família para cuidados da saúde. Ir. Ester sempre foi simples, discreta, atenciosa, educada, de memória espetacular.... Ela faleceu hoje (22/01) às 3h, na Betânia Sagrada Família, na idade de 84 anos.

Madre Clara diz: “Deus que salva e vê tudo lhe dará a graça de ficar boa. Ou se for outro o seu desígnio, que Deus mesmo tenha o prazer de lhe dar uma coroa cravejada de diamantes e rubis preciosos lapidado pela paciência da própria enferma” (Irmã Clara Maria – Uma experiência franciscana. pag. 152). Cremos na vida plena com Deus e que Ir. Ester recebe esta coroa pelos pacientes anos vividos na enfermidade.  Por tudo, Deus seja louvado!

Manifestamos nossa solidariedade e prece aos seus familiares, amigas/os e à todas as nossas coirmãs. 

 


Colaboração: Ir. Vania Simone Martins - Secretária Geral da CIFA