CIFA

Falecimento - Ir. Clementina

Irene Leonida Bernardi – Ir. Clementina Maria - nasceu no dia 15 de dezembro de 1928, em Cacique Doble/RS. Filha de Domingo Bernardi e Santa Gelain.

Irene ingressou na Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, como aspirante em 16 de julho de 1953. Ingressando no Noviciado no dia 02 de agosto de 1954. Fez os Primeiros votos religiosos no dia 12 de outubro de 1955, recebendo o nome de Irmã Clementina Maria. Concluído o tempo do juniorado fez os Votos Perpétuos no dia 2 de agosto de 1961. Em 2015 celebrou Jubileu de Diamante – 70 anos de Vida Religiosa.

Ir. Clementina era formada em Auxiliar de Farmácia e Auxiliar de Enfermagem. Ainda na área da Saúde, tem formação em Instrumentação Cirúrgica, Atendente de Nutrição, Assistente de Enfermagem ao paciente Pediátrico, Socorros de Urgência e Saúde Pública. Ela também tinha formação em Indústria Alimentar Caseira.

Sua consagragação foi no cuidado da vida. Esteve em missão no hospital São José do Ouro, Bom Retiro do Sul, Cotiporã e Osório, no Rio Grande do Sul.  Também em Praia Grande/SC – hospital e pastoral. Na Betânia Irmão Lobo – Paróquia Santa Clara (Porto Alegre/RS) – na pastoral e nos últimos anos na Betânia Sagrada Família, para tratamento e cuidado da saúde.

Ir. Clementina faleceu hoje (24/11) às 7h45, na Betânia Sagrada Família, na  idade de 92 anos.

Madre Clara diz: “A paz é a única felicidade que existe no mundo. Provém ela do dever cumprido...”. Na certeza que Ir. Clementina partiu em paz, pois cumpriu o seu dever, no sim dado e na vida doada, nossa gratidão Deus pela Ir. Clementina, presença simples, alegre e humilde.

Manifestamos nossa solidariedade e prece aos seus familiares, amigas/os e à todas as nossas coirmãs, especialmente as Irmãs Nelci e Nair Bernardi, sobrinhas da Ir. Clementina. 


Colaboração: Ir. Vania Martins, CIFA