CIFA

Experiência do TCC

Paz e Bem!

Sou Jessica Barga, postulante da CIFA (Congregação das Irmãs Franciscanas de N. S. Aparecida) e moro na Betânia Santa Clara, Campo Grande/MS.  Estou cursando Pedagogia na Universidade Católica Dom Bosco e venho partilhar com vocês a experiência da apresentação do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), momento este que despertou muitos sentimentos. Com o trabalho pude conhecer a Congregação, pois o tema pesquisado foi: “Práxis da Educadora Madre Clara Maria na educação dos Abandonados (Órfãos e Surdos)”, temática que causou muita curiosidade dos meus colegas, professores e até mesmo das Irmãs.

Pesquisar Madre Clara é maravilhoso, e por isso fiz a junção da formação do postulado com a formação acadêmica. E isso me favoreceu em conhecê-la, a olhar seus desafios, sua relações, as alegrias em servir e a acolher o outro, sendo sempre essa exímia educadora. Durante as pesquisas, leituras, diálogos e orações, as informações foram clareando na mente e então fui escrevendo sobre ela.

Toda pesquisa é sempre trabalhosa e causa desafios, inseguranças, medos, mas com a graça de Deus conseguimos ultrapassar essas barreiras. Eu tive pessoas que me ajudaram nesse processo de aprendizagem, além das Irmãs, a minha orientadora Dra. Rosimeire Martins Régis dos Santos que tenho uma imensa gratidão.

O dia da apresentação, 20 de novembro, foi significativo porque é nesta data em que celebramos a passagem para a vida eterna de Madre Clara. Senti-me agraciada, mas com maior responsabilidade. Fiquei com medo, nervosa, uma mistura de sentimentos, mas tudo ocorreu bem e fui aprovada. Esses momentos proporcionaram conhecimentos sobre Madre Clara que, mesmo fora das salas de aulas continuou a ensinar e a inspirar a educação. Ela que transformou a vida de seus educandos e nos convida hoje a também transformar a vida daqueles e daquelas que encontramos.

Agradeço a Deus por tudo e às Irmãs pelas aprendizagens.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Postulante Jessica Barga Ortiz, cifa