CIFA

Espaço Arte Cultura

Paz e bem a todos. É com alegria que queremos partilhar a emoção do Espaço Arte Cultura (EAC) que aconteceu no dia 19 de outubro do decorrente ano, no Auditório Madre Clara, do Colégio Rainha do Brasil, em Porto Alegre/RS. Reuniu amigos e amigas, pessoas próximas, religiosos e religiosas, profissionais de nossas instituições e coirmãs da Congregação.

A preparação para o EAC iniciou-se em junho com ensaios nos finais de semana tendo a participação das formandas, Irmãs e especial colaboração de leigos e leigas, crianças e jovens das nossas escolas.

O que é o EAC? É o espaço formativo, onde Irmãs e formandas da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida – CIFA - desenvolvem e expressam seus dons com criatividade, com arte, música, dança e poesia.

Surgiu no ano de 2002, onde um grupo de formandas com a colaboração da formadora fizeram homenagens a Maria, com a expressão de dons e carismas de cada uma das Irmãs e formandas. Assim começou o “Show Mariano”. Como Nossa Senhora Aparecida é nossa Mãe e Padroeira, todos os anos eram feitas homenagens à ela, expressando fé e devoção. Em 2008, o Show Mariano passa a ser chamado “Espaço Arte Cultura”, pois há uma diversidade de culturas onde a Congregação está presente.

Neste ano, celebrando 90 anos de fundação da CIFA, trouxemos presente nesta apresentação, desafios e luzes da época de fundação e que continuam surgindo em nossos caminhos no hoje. Fizemos memória também, apresentando aspectos culturais de cada espaço de missão onde estamos inseridas (Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Gross, Amazonas, Bolívia e Guiné-Bissau).

Já são 16 anos de partilha de dons, criatividade e crescimento no EAC, dentro destes 90 anos de missão traçados neste chão, de vivências que vão, experiências que marcam e fortificam quem permanece.

Gratidão a Madre Clara e a Frei Pacífico, nossos fundadores. Gratidão a nossa Querida Mãe Aparecida que sempre caminhou e caminha conosco nos apontando o caminho até Jesus.

Obrigada às pessoas que nos ajudaram e colaboraram para que nossa apresentação acontecesse de maneira vivencial, pois a nossa arte e criatividade é o nosso jeito de amar.

Confira as fotos clicando aqui @franciscanasaparecida

 

Colaboração: Renata Freitas e Ir. Rosiane Fernandes, CIFA