CIFA

Equipe missionária se desloca até San José de La Frontera

Exatamente após um mês do assassinato de quatro indígenas Chiquitanos, ocorrido em 11 de agosto, em território brasileiro, alguns leigos das Paróquias das cidades do Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos e Rio Branco, lideranças do movimento de cursilhos, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e o Padre Marcelo da Silva Ramos, estiveram na Comunidade San José de La Frontera, na Bolívia, para apoio e solidariedade para com as famílias enlutadas e para celebração de um mês de falecimento dos indígenas Arcindo Sumbre García, Paulo Pedraza Chore, Yonas Pedraza Tosube e Ezequiel Pedraza Tosube Lopez.

Para o Pe. Marcelo Ramos este “foi um dia luminoso, emocionante, intenso e repleto de esperança, propósitos e compromissos. Manifestamos a proximidade e solidariedade de toda a nossa paróquia e diocese para com a comunidade e famílias enlutadas”.

Na ocasião também foi celebrado o batizado de duas crianças e levado várias doações de alimentos, de materiais de limpeza e higiene e de roupas, doadas pelas comunidades da paróquia Nossa Senhora de Fátima de Porto Esperidião e Glória D'Oeste e por outras paróquias, pastorais e movimentos da Diocese de Cáceres, bem como pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso – FEPOIMT. Assim que chegamos, fomos recepcionados por uma calorosa acolhida e um delicioso almoço.

Durante a celebração tivemos a oportunidade de ouvir o testemunho das esposas e mãe das vítimas, as quais recordaram características e momentos marcantes da vida deles e agradeceram muito a nossa presença.

Encerramos a visita com um momento de silêncio e de oração no cemitério, diante do túmulo de nossos irmãos.

Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram com as doações e ainda, rezamos e agradecemos por todos e todas as que estão envolvidas e empenhadas na ajuda aos irmãos e irmãs indígenas na defesa de seus direitos e dignidade.

 

Outras notícias para maior conhecimento sobre o fato, acesse os links abaixo:

Instituto Humanitas Unisinos - Clique Aqui

Pantanal de Comunicacion - Clique Aqui

Conselho Indigenista Missionário - CIMI - Clique Aqui

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Gabriela Roz, cifa