CIFA

Encontro Virtual das Novas Gerações da América Latina e Caribe

No dia 14 de fevereiro, do corrente ano, aconteceu o Encontro Virtual das Novas Gerações da América Latina e Caribe organizada pela CLAR, que teve como  tema: Grietas y Consistencias de las Nuevas Generaciones. Cinco Irmãs, do Grupo das Novas Gerações da CIFA, participaram do encontro.

Este foi o convite e a motivação que recebemos:

Conscientes de la realidad actual en la que vivimos a nivel mundial, conociendo las inquietudes de las NG de todo nuestro Continente, así como, nuestro deseo como Comisión NG-CLAR para no perder la ganancia obtenida en este tempo de confinamiento, porque lo virtual de una u otra manera se ha hecho parte de nuestras vidas, queremos invitarles a un Encuentro Virtual de las Nuevas Generaciones de Latinoamérica y el Caribe, a realizarse el día domingo 14 de febrero del 2021. El tema será “Grietas y Consistencias de las Nuevas Generaciones”. Nos acompañará en ese encuentro el padre Guillermo Campuzano, miembro del ETAP (Equipo de Teólogas/es Asesoras/es de la Presidencia de la CLAR) y la hermana María Inés Castellaro, vicepresidenta de la CLAR y Asesora de las Nuevas Generaciones.

A chamada é: Já é a hora! A hora é agora. Precisamos fazer um peregrinar pela Vida Consagrada desde as nossas raízes à radicalidade do batismo-missão. Perceber que as rachaduras geram vida e que nelas Deus age e faz acontecer a graça.

Precisamos aprender a viver na diversidade com respeito, ter consciência de que, o mais comum entre nós, é que somos diferentes e essa diversidade deve ser uma riqueza, um valor. Precisamos trazer para dentro da Congregação, Igreja o mais genuíno da nossa geração, ou seja, o melhor de nós.

As Irmãs que participaram destacam algumas frases que nos ajudaram a voltar o olhar e o coração para o essencial da nossa vida, enquanto consagradas:

►Grietas: por donde Dios da passo em nuestras vidas.
►Somo seres de contacto no solo em conexión.
►Lá humanidad solo existe diferentemente.
►Cada uma é responsável da sua própria vocação - processo de santidade.
►Somos responsáveis pela vocação das nossas irmãs - processo de cuidado mútuo.
►Sair para conhecer os outros, sair da zona de conforto, deixar-se encontrar pelo outro.
►A importância do acompanhamento em todas as etapas, mas principalmente da Nova Geração.
►Acreditar na Nova geração, a importância do diálogo entre as diferentes etapas respeitando o saber de cada uma.
►Buscar a centralidade e o cuidado com o ativismo que desvia a atenção do que é essencial – o seguimento a Jesus Cristo e seu projeto.
►Nós NG temos que lembrar e falar do Reino de Deus aos nossos irmãos e irmãs, suscitando testemunho alegre e convincente da consagração feita a Deus.
►Deixemo-nos acompanhar e acompanhemos a caminhada vocacional de cada irmã e irmão até o ocaso da vida, a plenitude da graça realizada por Deus em cada uma de nós, o cumprimento da vocação.
►É na "rachadura" da vida que nos encontramos como iguais e diferentes, simplesmente porque somos humanos.
►O verdadeiro tesouro da fraternidade são os membros e o Carisma deve ser nosso lugar do encontro.
►Desafiadas a pensarmos, a discernirmos, a propormos, a sermos guardiãs da criação, a fazermos nossa morada entre os pobres.
►“Diga-me como e com quem te relacionas, que te direi que tipo de consagrada és”.
►Todo carisma é um acento da profecia na Igreja, então vamos traduzi-lo no ser, no viver, pois o carisma não é missão e sim um modo próprio de ser, de viver; são atitudes concretas.
►Espiritualidade ecológica que estimule o cuidado da vida e da criação.

Foi um encontro muito especial, edificador, renovador. Em cada rosto, em cada sorriso em cada voz...podia-se ver e ouvir Deus agindo na vida consagrada dentro do nosso tempo, em nossos contextos, que são diversos. Deus chega aos porões da Vida Consagrada e nas “grietas” faz nascer, diariamente, o novo, e precisamos ver e ser esse novo.

Por tudo Deus seja louvado!


Colaboração: Ir. Nita Francisco Gomes, cifa