CIFA

Encontro de Evangelização da CIFA

No dia 26 de junho realizou-se o encontro formativo com as Irmãs da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida – CIFA, de forma online, com o tema: ”Comprometidas com a vida” sob a luz da Fratelli Tutti; pacto pela vida e pelo Brasil.

Conduziu a reflexão no período da manhã, a senhora Moema Miranda, da Ordem Franciscana Secular do Rio de Janeiro. 

A Ministra Geral Ir. Iriete Lorenzzetti acolheu a todas convidando para momento privilegiado de formação e informação. Após o momento de oração, a assessora fez três perguntas: 
1. O que diria do mundo de hoje?
2. Que sentimentos mais profundos vivemos?
3. O que você espera do futuro?
Vivemos momento único da história da humanidade, contaminada por um vírus que já destruiu milhares de vidas, um mundo de diatópico contrário da utopia. Um mundo sofrido, complexo, fragmentado, com crise humanitária. É neste contexto que o Papa Francisco faz seu ministério. Ele fala para o seu tempo com coragem e ternura. É Também neste contexto que ele escreve a Encíclica Fratelli Tutti em tempo de Pandemia e a luz do documento Laudato Si. A assessora perpassou o documento Fratelli Tutti aprofundando aspectos relevantes como a fraternidade, hospitalidade, acolhida, escuta, diálogo. Salientou que estamos vivendo duas crises: Uma social e outra ambiental, as duas estão interligadas que podemos chamar crises socioambientais. 
No contexto em que vivemos, somos desafiadas, a sermos mulheres consagradas, corajosas, com ousadia de seguir vivendo a fraternidade defendendo a vida. Citou como modelo Maria Madalena, apóstola da esperança de caminhar com decisão para encontrar o Senhor, que se apresenta no rosto dos pobres, marginalizados, os leprosos de hoje.
Ir. Mariane Lombardi fez ressonância do conteúdo apresentado pela assessora Moema, dizendo que vivemos num mundo desenfreado, complicado e como estabelecer a relação entre o passado, presente e futuro? Diante deste mundo distópico precisamos ser resilientes diante dos desencontros mantendo a unidade.
Comprometidas com a vida somos convocadas a sairmos de nossa zona de conforto e ir ao encontro dos caídos à beira do nosso caminho, concretizando o que ouvimos e vimos.
Ir. Salete Dal Mago refletiu uma das paradas do tema do 26º capítulo: “De Betânia para o mundo’’ com o foco Betânia espaço de missão do qual se expressa como um modo de ser, de estar, de conviver e de ser sinal de consagração. Apresentou sete características da Betânia: Casa de encontro; Betânia como espaço de escuta; Betânia casa lugar de diálogo; Betânia como espaço de Missão; Betânia casa da contemplação; Betânia casa de serviço, da doação.
Ir. Joana Ortiz falou sobre o Pacto pela vida e pelo Brasil, apresentando o processo que está acontecendo na Congregação e em diversas regiões do Brasil. Estamos vivendo um colapso socioambiental, devemos reforçar a nossa participação nos articularmos mais nos espaços de Missão em que atuamos. Surgirão vários desafios que serão retomados e intensificados pela Congregação. Foi concluído com a oração rezando pelas realidades atuais que vivemos.


Ir. Silvana Carvalho - Pela Equipe de Evangelização da cifa