CIFA

Encontro das Ministras Locais

Dia 26 de abril aconteceu o encontro das Ministras Locais do Regional Centro Oeste (RCO). Fizeram-se presente as Irmãs das Betânias: Santa Terezinha (Porto Esperidião/MT), San Martin (San Ignacio de Velasco/Bolívia), Santa Isabel (Rio Negro/MS), Santa Clara e Santa Maria da Porciúncula (Campo Grande/MS). Todas reunidas na Betânia Santa Maria da Porciúncula para partilha da vida e missão.

O encontro iniciou com um momento de oração, iluminado pelo texto dos “Discípulos de Emaús” e em forma de leitura orante foi acontecendo as partilhas da nossa caminhada de Vida em Betânia e Betânia em Missão conduzido por Ir. Joana A. Ortiz. Este momento foi concluído com um texto sobre a profecia, mística e sabedoria de Jesus de Nazaré.

O segundo momento foi conduzido por Ir. Vania Simone, sobre a conjuntura da nossa Vida Religiosa hoje. O que ainda herdamos da espiritualidade do passado e com isso as consequências que vivenciamos hoje, refletindo a grande importância de nós voltarmos nossa atenção para a nossa verdadeira espiritualidade e cultivo da mística.

Também tivemos momentos de partilha de nossas prioridades: Povos Indígenas e Serviço de Animação Vocacional (SAV). Iniciamos com Ir. Joana apresentando uma conjuntura com um vídeo sobre a fala do Presidente da República, com os desmonte sobre a questão indígena e, por outro lado, um vídeo com a resistência e o protagonismo dos povos indígenas no ATL Acampamento Terra Livre em Brasília onde todos os anos os Povos das 305 etnias se reúnem para apresentar suas demandas e garantia de seus direitos. Partilhou também sobre a missão que iniciamos junto ao povo Terena nas comunidades da Região de Taunay Ipegue. A equipe já fez a primeira visita.

A segunda parte da tarde Ir. Silvana Pauletti falou sobre o SAV. Fez um dinâmica com o grupo e depois cada fraternidade compartilhou como estão trabalhando em suas Betânias o despertar e acompanhamento vocacional.

Encerramos o dia com um momento orante. A noite fizemos uma celebração do Santo Terço com a vela em forma de rosa que recebemos das Irmãs Clarissas, do Mosteiro São Damião (localizado em Porto Alegre/RS), por ocasião dos 90 anos de fundação da Congregação. Cada Betânia do Regional, representadas pelas Ministras Locais, fez uma prece especial pela nossa caminhada Rumo ao Centenário.

 


Colaboração: Ir. Joana Ortiz, CIFA