CIFA

Encontro das Irmãs Idosas 2020

No dia 7 de novembro, realizou-se o encontro das Irmãs da Terceira Idade da CIFA. Novamente as Irmãs puderam experimentar a grande alegria de se verem de norte a sul do Brasil. Motivo de grande alegria, inclusive, nossa  Ministra Geral, Irmã Iriete Lorenzzetti, teve a oportunidade de se manifestar, mesmo estando distante, quando chegava na Betânia Santa Teresinha, em Porto Esperidião/ MT.

Este encontro possibilitou a participação ao vivo, de forma on line, das Irmãs e suas Fraternidades com apresentações originais da missão específica de cada uma. Cada Betânia, num breve espaço de tempo, apresentou com muita criatividade, um aspecto de sua vida e missão neste ano em que todas nós estamos envolvidas na preparação do centenário de nossa Congregação. Foi possível assistir as encenações da vida, testemunhos pessoais, cantos que trouxeram à memória vivências especiais.

Alguns aspectos das poucas horas, mas intensa e alegremente compartilhadas através da ‘telinha’, possibilitaram reviver, neste mês em que Madre Clara está mais presente em nossa lembrança, diálogos, encontros, convivência com nossa Fundadora nos tempos passados e que marcaram a todas, as quais assim se expressaram: “é como se o vivesse ainda agora”, “nunca esquecerei”, “me marcou profundamente”, “tenho saudade”. Os depoimentos deram vida à emoção, revivendo os filiais diálogos com ela mantidos; a sua ternura, calorosa acolhida e escuta de mãe para as filhas; os encontros recreativos do pátio da capela da Casa Mãe na saudosa festa da ‘Imaculada’; o testemunho de Irmãs que partilharam do seu convívio, daquela que vivenciou a explosão de alegria na aprovação para a primeira emissão de Votos na Congregação. Enfim, foram muitas partilhas que nossos corações felizes guardarão no silêncio.

Irmã Maria de Lourdes Becker, coordenadora da Equipe das Irmãs Idosas, que é composta pelas Irmãs: Josema, Julianne e Girlane, abriu este encontro com uma reflexão sobre a realidade deste grupo, sobre a importância do momento que é vivido na sociedade, no Brasil e no mundo. Coroou suas palavras com um importante pensamento do Papa Francisco que disse: “A velhice é uma vocação.” Manifestou sua alegria de novamente poder contatar com as Irmãs, participar interagindo com elas, sentir a beleza da missão de cada uma em sua realidade pessoal e de Fraternidade, assim tão bem manifestadas. Fez especial agradecimento às Irmãs jovens que prestaram tão grande ajuda às Irmãs nas suas Fraternidades durante o transcurso do encontro. Igualmente agradeceu às Irmãs Julianne e Girlane, que fazem parte da Equipe das Irmãs Idosas, que administraram a "sala on line" de forma a se concretizar com pleno êxito. Para encerramento, depois de todas as Betânias, coube à Betânia Madre Clara, Noviciado, rezar a bênção de Madre Clara a todas às Irmãs:

“Minhas queridas Irmãs,

Abençoadas sejam todas por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo e pela Virgem Mãe Aparecida, como muito lhes deseja

Madre Clara Maria”.  (Circular de15 de agosto de 1965, Festa de Nossa Senhora da Assunção – a grande festa de Frei Pacífico).


Colaboração: Ir. Maria de Lourdes Becker e Ir. Edi Nicolao