CIFA

Encontro Ampliado da Inserção e Celebração dos 90 Anos de Fundação da CIFA

O mês de junho para nós Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, foi muito especial. Tivemos celebrações nos diversos espaços de evangelização onde nos encontramos (Brasil, Bolívia e Guiné-Bissau). Pudemos acompanhar ao longo desse mês algumas partilhas destes momentos celebrativos e, agora segue partilha do Encontro Ampliado da Inserção e Celebração dos 90 anos de Fundação da CIFA, que aconteceu em Porto Alegre/RS.

Nos dias 23 e 24 de junho de 2018, Irmãs e Formandas estiveram reunidas para formação e celebração da caminhada dos 90 anos de fundação da CIFA (Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida).

No decorrer do dia 23, iluminadas pelo tema “90 anos de Ação Evangelizadora na História da CIFA”, o grupo reunido pode relembrar a história a partir de fatos significativos destacados em cada década. Esse momento foi exposto pelas irmãs Nadir Bavaresco e Edi Nicolao, que muito tem contribuído no resgate e escrita da história da congregação.

Conforme os fatos foram sendo apresentados, o testemunho de nossas coirmãs Miriam Maria, Lourdes Angonese, Iracema Caríssimi, Glória Maria e Elsa Menegat motivaram a um cultivo contínuo ao ardor missionário de estarmos inseridas junto “aos sem vez e sem voz da sociedade”.

“Por tudo Deus seja louvado!” Louvado pela trajetória que foi sendo feita ao longo destes 90 anos de muitas bênçãos e também de desafios aos quais foram sendo superados pela força da oração, comunhão congregacional e espírito missionário.

No término do dia, após momento de Leitura Orante da Palavra de Deus, a Equipe de Formação entregou a cada Betânia um exemplar do mais novo Documento de Formação, fruto de muito empenho, estudo e partilha das fraternidades locais e Irmãs que de perto acompanharam este processo.

Em seguida, motivada e em sintonia com a proposta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Ir. Adriane Bertoncelli em nome da equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional), entregou uma Capelinha com imagens de Santos nos convidando a continuarmos rezando pelas vocações e fazendo de “cada fraternidade uma vocação”.

O dia culminou com uma animada festa junina, com comidas típicas, danças e apresentações.

“Dia 24 surgiu esplendoroso...” Eis que chegou tão grandioso dia da celebração dos 90 anos de fundação de nossa querida Congregação. Houve missa festiva na Paróquia Santo Antônio do Partenon, onde reuniu Irmãs e Formandas em missão nas Betânias do Rio Grande do Sul, amigos e amigas, benfeitores, profissionais leigos, enfim, pessoas que de alguma forma ou de outra contribuíram e contribuem para que esta história continue a crescer e brotar flores e frutos.

Durante a missa, Ir. Iriete Lorenzzetti, Ministra Geral da Congregação, se expressou: “Hoje, celebramos a concretização de um Carisma e a certeza de que a Congregação foi bem ancorada na Trindade sob a proteção da Mãe Aparecida. Nada e ninguém roubam a alegre esperança de viver e expandir esta semente congregacional, para que se torne árvore frondosa... Ao celebrar, o jubileu de Álamo, levantemos nossa cabeça, vislumbrando o horizonte que possibilita permanecer firmes e fiéis... A alegria que hoje vivemos é o marco histórico de quem quer dar continuidade, com vibração, esperança, paixão, gratidão a esta Família Religiosa. Permaneçamos agradecidas a Nossa Senhora Aparecida e Deus Trino pelas maravilhas que faz acontecer”.

Após a missa, houve almoço festivo na Casa Mãe. Pudemos contar com a presença de amigos e amigas, de maneira especial de familiares da nossa fundadora Madre Clara Maria, e familiares do Dr. Cláudio Walter Mattos Ferreira da Silva (in memoriam) que muito ajudou a congregação.

Por tudo Deus seja louvado! 90 anos de memória: gratidão. 90 anos de história e missão!

 

Ir. Gabriela Roz, CIFA