CIFA

EIS NOSSA MISSÃO: em poesia, sonhos e vivência!

EIS NOSSA MISSÃO: em poesia, sonhos e vivência!

Francisco Ruas Neto

Jaqueline Pagote Ruas

 

Um sonho germinado no coração de uma jovem mulher gaúcha e apoiado por um frade capuchinho francês/gaúcho, inspirado no ideal francisclareano, de seguir os passos do Mestre Jesus, com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida nas águas, no chão brasileiro. O que resultaria com o passar dos anos?

“Na Amazônia junto aos ribeirinhos, Na Bolívia junto ao povo chiquitano, Nas fronteiras brasileiras... eis nossa missão. No Mato Grosso e Mato grosso do Sul, junto aos indígenas. Em países vizinhos... Na África junto ao nosso povo irmão... eis nossa missão”.

E não parou por aí. Muitas inspirações e, talvez, a maior delas desde o início...

“No Rio Grande do Sul junto às comunidades de base... Na educação de todas as idades... Na saúde restaurando a dignidade... eis nossa missão. Aos surdos, nossa missão especial... De comunicar e expressar a inclusão social. De continuar sendo a pupila dos olhos congregacional... eis nossa missão.”

Um jeito próprio de viver os fundadores elaboraram, com um centro inspirador nunca antes visto. A partir da experiência fraternal do Divino Hóspede com seus amigos, no povoado de Betânia.

“Viver em Betânia na ação e contemplação... Vivendo o carisma franciscano e clariano. Se inculturando como nossa Padroeira, sem fronteiras... Na cor do nosso povo, desde as primeiras companheiras. Eis nossa devoção, ... eis nossa missão.”

E a Plantinha, de Madre Clara e Frei Pacífico, espalha-se e propaga o carisma entre os leigos e leigas que anunciam a boa nova. Cada novo dia, nova vida! A caridade, Virtude Rainha, passando e infiltrando-se nos corações de Leigos/as.

"Eis nossa missão... Como leigos missionários, com o espírito solidário, Como profetas visionários... Eis nossa missão. Levar o carisma franciscano aparecida... A todas as pessoas menos favorecidas e esquecidas... Por essa sociedade enlouquecida... E tornar conhecida, essa maneira de viver: simples, alegre, acessível e comprometida."

Nós, como leigos/as, somos gratos à Congregação. Gratos a nossa congregação! Pois, no jeito Franciscano Aparecida de ser, trabalhar e viver, podemos construir nossas próprias vidas.

"Com Frei Pacífico e Madre Clara, há 93 anos construindo o Edifício da Santificação. Fé, esperança, amor, humildade, acolhida e adoração,... São os tijolos que dão base para nossa ação. Rumo aos 100 anos nossa vida em missão, levando onde estivermos, a alegria de fazermos parte da nossa querida Congregação. Eis nossa Missão!"

Paz e Bem…!