Maio: mês que celebramos o dia das mães e também, para nós católicos, dedicado a Maria, mãe de Jesus. Por isso convidamos vocês a acompanharem conosco uma série de publicações sobre os diferentes "títulos Marianos" que Maria recebe da Igreja, povo de Deus, conforme as regiões de missões onde atuamos como congregação. Iniciamos hoje com Nossa Senhora Medianeira, padroeira do Rio Grande do Sul.
Acompanhem com a gente essa jornada cultural e espiritual nos braços de Maria.
Maria, Medianeira da Graça e de Todas as Graças
Em muitos lugares do mundo, celebra-se, no sábado antes do 2º domingo de novembro, a Festa de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças. Ela é a Padroeira do Rio Grande do Sul (desde 1942), assim como de inúmeras igrejas, cidades...
Jesus Cristo é o único Mediador (mesítes, mediátor) entre Deus e os homens (1Tm 2,5), ou seja, é o caminho pelo qual temos acesso à comunhão plena e eterna de amor com o Pai em virtude da sua Páscoa Redentora (Jo 14,6; Hb 10,20). Contudo, na história da salvação, Deus sempre associou à Si homens e mulheres, tornando-os seus instrumentos em favor de muitos. Através de patriarcas, profetas, apóstolos, Deus comunica ao povo, de modo peculiar, contínuo e generoso, a sua mensagem, o seu favor e a sua bênção.
Maria é invocada como Medianeira (Mediátrix) porque Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua imensa misericórdia, deseja que a sua Mãe participe, de um modo extraordinário, na sua missão de ser canal da graça divina sobre a humanidade inteira.
Desde o seu “sim” dialogado na Anunciação (Lc 1,34.38) e a sua presença nas Bodas de Caná (Jo 2,3-5), Maria demonstra o seu papel ativo para obter a misericórdia Divina em favor do povo (cf. João Paulo II, Redemptoris Mater, 21-24). Ninguém como Maria está mais profundamente unida ao mistério divino (em si mesmo) e ao mistério da redenção (em particular) em virtude de sua Maternidade Divina e Assunção Gloriosa. Se nós, pecadores, podemos nos tornar instrumentos da benevolência divina para os outros, o que dirá a “Mulher vestida de sol” junto ao Cordeiro na Jerusalém Celeste? (cf. Ap 12)
Sua presença como mulher que crê e ora no Cenáculo (At 1,14) certamente atrai para toda a Igreja e a humanidade a efusão do Espírito. Por isso, desde o século III d.C. os cristãos recorrem a Maria através da oração mariana (tropário): “A vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus“.
Fonte: https://soutodoteumaria.com.br/festa-de-nossa-senhora-medianeira-de-todas-as-gracas/
Oração
Senhor Jesus Cristo, Medianeiro nosso junto ao Pai, que vos dignastes constituir vossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, também nossa Mãe e Medianeira junto a vós, concedei benigno que todo aquele que, suplicante, a vós se dirigir, se alegre de ter alcançado, por meio dela, tudo o que pediu.
Vós que viveis e reinais, pelos séculos dos séculos. Amém!