CIFA

“ De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos.”

Durante o primeiro semestre deste ano, tivemos muitas atividades na IAM, começando pelo mês de Abril, onde aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro de Educandos, o encontro de Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Arquidiocese de Manaus-AM (ECIAM), que contou com a presença aproximadamente de 60 crianças e adolescentes e também assessores da IAM de diversas Paróquias e Áreas Missionárias. Iniciamos com uma belíssima Celebração presidida pelo Irmão Bruno Coutinho, (Redentorista).

O encontro foi conduzido pela Irmã Silvana Carvalho, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, Coordenadora da Arquidiocesana da IAM e das assessoras que compõem a Equipe Arquidiocesana de Coordenação: Rosieth Rodrigues da Silva, Hallana Jéssica Lobato, Mercy Soares, Walda Rodrigues e Beltimar Pereira. O encontro foi conduzido por momentos de oração, cantos, dinâmicas, trabalhos em grupo, onde os participantes puderam criar formas de contar a História da IAM, partilhar experiências, alegrias e motivações, aspectos importantes na caminhada missionária.

em seguida, os grupos apresentaram suas criações em forma de jogral, paródia, teatro e músicas. O encontro também contou com o apoio do pároco Pe. Alfredo Avelar (Redentorista), da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que, além do local de realização do evento, ofereceu também o almoço aos participantes que fora preparado com carinho por assessores e funcionários da Paróquia.

Durante o mês de maio, tivemos uma intensiva preparação para a 10ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). No dia 29, na festa da Solenidade da Ascenção do Senhor aos céus, as crianças e adolescentes novos na obra, fizeram sua consagração e as demais renovaram o compromisso missionário de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos.

Nesta celebração de consagração, as crianças e adolescentes da IAM assumem o compromisso de serem esses pequenos missionários/as, ungidos e consagrados pelo batismo, se responsabilizando de forma consciente com a consagração à missão, assumindo publicamente o desejo de continuar servindo a Jesus Cristo, através da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Evangelizando outras crianças que ainda não conhecem Jesus Cristo, através de seu modo ser, pois essas crianças dentro da obra são as protagonistas da missão. Todo Cristão, desde o batismo, é chamado e enviado e neste dia, as crianças e adolescentes da IAM da Arquidiocese de Manaus, assumiram seu compromisso missionário de rezar todos os dias uma Ave Maria, pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro e ainda oferecem o cofrinho diante do altar nas oferendas, manifestando sua solidariedade para o continente escolhido neste ano: a Oceania, onde iremos ajudar com nossas doações financeiras.

A IAM todos os anos faz esse rito, de consagrar e renovar sua consagração, para empenhar-se no cumprimento dos compromissos da Infância e Adolescência Missionária, a exemplo de Nossa Senhora, mãe de Deus e nossa Mãe, modelo de discipulado e serviço ao Reino de Deus e também inspirado em seus padroeiros da obra São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus que foram grandes missionários.

Agradecemos a todos/as missionários e missionárias, pais, familiares, amigos, colaboradores e todas as comunidades de suas paróquias e áreas missionárias que celebraram conosco este momento tão importante durante o mês de maio.

E a missão não para.  Iniciamos o mês de junho com a preparação da grande festa de Pentecostes 2022, que aconteceu no Sambódromo, reunindo o povo de Deus, cerca de 50 mil fiéis se fizeram presente na festa do Espírito Santo. E  cerca de 100 as crianças da IAM se fizeram presente, iniciando a celebração. Elas entraram levando em suas mãos uma pomba, simbolizando a paz pelos Países que vivem em guerra.

Foi uma celebração linda e emocionante. A Solenidade de Pentecostes foi muito especial, após dois anos de Pandemia do Covid-19, tivemos a graça de estarmos todos juntos em uma única voz: “canta bonito povo de Deus", todos cantávamos, renovando assim a nossa fé e nosso ardor missionário.

E com as palavras de nosso arcebispo da Igreja de Manaus/AM, que nos motivou na sua homilia: “É um momento muito rico para nossa Igreja de Manaus/AM, depois de dois anos voltarmos a celebrar juntos, transformando o Centro de Convenções numa grande Catedral, com tantas pessoas presentes, além das que estão ligadas também, por meio do rádio e da TV nesse momento bonito para receber o Espírito Santo, trazendo os dons do amor e o sentimento de esperança. Que nós possamos ir para casa com um afeto maior pela nossa cidade, pelo próximo e pelo meio ambiente”.

Gratidão ao nosso Deus, por toda a missão que aconteceu e continua acontecendo na Igreja. “De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!” E continuamos animadas pelo Espírito do Senhor, que nos anima a permanecer firme na sua missão.


Colaboração: Ir. Silvana Carvalho, cifa