Comunicação não Violenta foi o tema abordado para a abertura oficial do ano da Rede Franciscana Aparecida, nesta quinta-feira, 17 de fevereiro. A palestra aconteceu de forma on-line e foi conduzida pelo escritor Jéferson Cappellari, autor dos livros “O ABC do Girafês” e “O despertar do coração Girafa”, entre outros. O evento reuniu os profissionais da educação, além de Irmãs de todos os espaços de Missão onde a CIFA atua.
O facilitador em Comunicação Não Violenta, Jeferson Cappellari, trouxe aos profissionais da Rede Franciscana Aparecida de Educação a abordagem teórica e prática do tema, a partir da obra do psicólogo Marshall Rosenberg.
De forma muito didática e pedagógica, apresentou as premissas para o estabelecimento de uma comunicação não violenta, sendo elas: estimular a compaixão e a empatia; ter atos de acolhimento às necessidades do outro; perceber o que o outro está comunicando, com agressividade, indiferença ou outros sentimentos; exercitar a capacidade de se expressar sem julgamentos e sem classificações de “certo” e “errado”, que buscam “vencer” um debate com o interlocutor e provar um ponto de vista e ao invés de acusar o outro por atos com os quais não concordamos, dizer como nos sentimos diante deles. O grande foco é nas emoções.
A Comunicação não violenta é totalmente fundada na honestidade e transparência.
Usar o princípio da comunicação não violenta, por vezes, não é uma tarefa fácil, depende de vontade, disposição e de um desejo de melhorar a si mesmo e as relações que desenvolvemos em nossa vida diariamente. É um exercício, um aprendizado consigo mesmo e com os outros.
Como Educadores da Paz e do Bem, é nosso compromisso diário assumirmos uma postura que transborde as premissas da comunicação não violenta, auxiliando nossos educandos a também desenvolverem essa habilidade tão necessária para a construção de uma sociedade mais fraterna, igualitária e justa.
A abertura do evento ficou por conta do Serviço de Pastoral Escolar da Escola Nossa Senhora do Brasil, Colégio Rainha do Brasil e Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, que realizaram reflexões referentes à Campanha da Fraternidade 2022, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26), além de fortalecer os valores do carisma Franciscano Aparecida. Destaque para a mensagem de motivação inicial da Ministra Geral da CIFA, Ir. Iriete Lorenzzetti.
Colaboração: Equipe de Comunicação da Rede Franciscana Aparecida de Educação