CIFA

Com São Francisco de Assis em sintonia com Papa Francisco

Francisco de  Assis, em seu caminho de conversão, viveu vários encontros com Jesus Cristo. Encontros marcados com o pobre, o leproso, o Crucifixo e o Evangelho (cf LM I, 6; LM II, 1). Cada experiência carregava consigo a graça da  busca constante e desafiadora do que o Senhor lhe inspirava.

Num encontro com o Crucifixo de S. Damião escuta: "Francisco, vai, restaura a minha casa",  (LM II,). Inicialmente Francisco pôs-se a restaurar igrejas que estavam em ruínas (LM II, 1). Restaurou três igrejas que exigiam reformas, conforme sua primeira compreensão. Constata-se  que na restauração de três pequenas e pobres igrejas-templo, Francisco inicia a renovação da Igreja-povo, mediante o início e fundação das três Ordens Franciscanas (LTC 14, 60).

Movido pelo amor e por amor a Jesus, Francisco, em sua devoção a Maria e guiado pelo Espírito Santo, concebe a Ordem dos Frades Menores (LM  III, ).  Em sua busca do projeto de Deus, encontra em Clara de Assis a intuição de iniciar uma forma de vida pobre, mas rica de Deus, na contemplação do Deus Trino. E dela surgem as Irmãs pobres, Clarissas de São Damião, segunda Ordem.

Desejo  destacar a inspiração de Francisco em iniciar uma forma de vida evangélica para os leigos, de modo que estes pudessem, no mundo, cumprir seus compromissos cotidianos e viver conduzidos pelo Evangelho de Jesus Cristo.  Ou seja, a forma de vida evangélica, que se resume em seguir o Evangelho de Jesus Cristo, é a mesma para as três Ordens. E esse modo de seguir o Cristo pobre, humilde e crucificado perpassa a história franciscana. E da Terceira Regra Secular, ao longo da história franciscana, surge a Terceira Regra regular, que inspira a tantas congregações franciscanas, como a nossa, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida.  

Aproximamo-nos dos 800 anos do início da Terceira Ordem Secular Franciscana, e temos em nosso Papa Francisco que quis assumir o programa de vida de São Francisco, um inspirador  que, com suas palavras, gestos e atitudes, motivam a abraçar com entusiasmo e vigor o ideal franciscano. É nesse contexto que,  em nossa  paróquia Santa Luzia de Campo Grande, que já fora comunidade franciscana, surgem sementes que estão germinando uma fraternidade franciscana.

Gratidão ao Senhor, que continua a suscitar  Irmãos e Irmãs a viverem os valores Cristãos e Franciscanos em nossa Igreja Missionária.  Nosso  mundo clama por justiça, paz, solidariedade, fraternidade universal e cuidado com os nossos irmãos mais pobres e com o planeta “nossa Casa Comum”, pois estamos interligados como bem nos demonstra a Encíclica Laudato Si, que nos inspira a orar e testemunhar: Louvado sejas, meu Senhor, por todas as tuas criaturas". Paz e bem!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Colaboração: Ir. Lourdes Mantovani, cifa